

-
Festa de aniversário também teve tradicional cerimônia no Mausoléu Dr Blumenau (Fotos: Michele Lamin)
Evento reuniu milhares de pessoas na Rua 15 de Novembro e destacou a força histórica e cultural da cidade, mesmo sob chuva
Blumenau deu início às comemorações de seus 175 anos com um desfile repleto de cores, música e emoção na Rua 15 de Novembro. Mesmo sob chuva, cerca de quatro mil pessoas participaram da celebração, que reuniu escolas, entidades sociais, grupos culturais e personagens históricos. O público também compareceu em grande número para prestigiar o evento, reforçando o sentimento de pertencimento e orgulho dos blumenauenses.
Entre os presentes estava a moradora do bairro Testo Salto, Vivian Cristina Pianezzer, que acompanhou o desfile com os filhos. “Venho todos os anos, sou nascida aqui e faço questão de prestigiar sempre”, afirmou. Ela esteve acompanhada da vizinha Shaiana Rauber de Campos, que ressaltou a emoção especial deste ano, quando sua filha desfilou com a banda da EBMB João Joaquim Fronza.
O desfile exaltou a diversidade cultural que marca a trajetória de Blumenau, homenageando tanto os imigrantes alemães quanto os italianos, que tiveram papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Figuras históricas, como o Dr. Blumenau, Fritz Müller e os 17 pioneiros, abriram a celebração. Já personagens tradicionais, como o Vovô e a Vovó Chopão, além de carros alegóricos da Oktoberfest, arrancaram aplausos da plateia.
Também foram lembradas causas sociais e comunitárias, com a participação de entidades como Ablucan, Casa São Simeão, Aprablu e Rede Feminina. A causa animal esteve representada por pets do Cepread e grupos de proteção. Secretarias e órgãos municipais marcaram presença, reforçando a dedicação ao esporte, educação, sustentabilidade e inclusão.
Para o prefeito Egidio Ferrari, o desfile simboliza o equilíbrio entre tradição e modernidade. “Blumenau é conhecida por crescer sem perder suas raízes. Esse desfile é a prova viva de que tradição e inovação caminham juntos, quando se tem amor e orgulho da terra em que vivemos”, destacou. A vice-prefeita reforçou a emoção do momento: “Ver tantas pessoas reunidas na Rua 15 é sempre emocionante. Esse espírito de união e pertencimento é o que faz Blumenau ser tão especial”.
As comemorações tiveram início mais cedo, com uma solenidade no Mausoléu Dr. Blumenau em homenagem ao fundador da cidade, que contou com a presença de autoridades e ex-prefeitos. Ao longo do dia, as atividades continuam no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), com programação cultural, esportiva e recreativa, praça de alimentação com food trucks e shows musicais.
O grande presente de Blumenau

-
Programação encerrada nesta terça-feira, dia 2, foi marcada pela entrega oficial do complexo esportivo para a Prefeitura de Blumenau (Fotos: Marcelo Martins, PMB, Divulgação)
No período da tarde, as atenções se voltaram para o bairro Vorstadt, onde o recém-inaugurado Centro Esportivo Bernardo Wolfgang Werner foi entregue oficialmente ao patrimônio municipal. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello, além de lideranças políticas e comunitárias. O prefeito Egidio Ferrari recebeu simbolicamente as chaves do complexo e destacou a importância da estrutura para impulsionar o esporte, o lazer e o turismo na cidade.
A festa seguiu em clima de confraternização no campo, com um jogo comemorativo entre Amigos do BEC e Amigos do Metrô. Ex-jogadores e personalidades relembraram a paixão pelo futebol local em uma partida marcada pela nostalgia e pela diversão, que contagiou a torcida.
Encerrando o dia de celebrações, o ginásio do complexo foi palco para shows das bandas Oh Jah Jah e Tchê Garotos. Com entrada gratuita, o público cantou e dançou, transformando o aniversário em uma grande festa popular.
-
Programação encerrada nesta terça-feira, dia 2, foi marcada pela entrega oficial do complexo esportivo para a Prefeitura de Blumenau (Marcelo Martins, PMB, Divulgação)
Tags
- 175 anos
- Aniversário
- Bernardo Werner
- blumenau
- Centro Esportivo
- Cultura
- Desfile
- Dr. Blumenau
- Egídio Ferrari
- eventos
- festa
- imigrantes
- Inauguração
- Oh Jah Jah
- prefeito
- Rua 15 de Novembro
- shows
- Tchê Garotos
- tradição
Deixe seu comentário