De origem francesa
-
(Fotos: Divulgação)
O rocambole é um bolo fino em forma cilíndrica. A história da culinária credita aos franceses a criação deste quitute. Feito com massa comum de bolo, a cobertura é passada sobre o bolo, para que este seja então enrolado sobre si mesmo. Diferente de um bolo de camadas, o rocambole é feito de uma única peça. Os recheios podem ser diversos, desde carnes (nos salgados) a doces (como a goiabada e o doce de leite). Escolhemos a receita do rocambole com doce leite. Boa sorte e bom apetite!
Ingredientes
Massa
- 1 embalagem de Mistura para Bolo de Coco Fleischmann (450 g)
- 3 ovos
- 1 ½ xícara (chá) de leite (300 ml)
- 4 colheres (sopa) de manteiga (56 g)
- raspas da casca de uma laranja-pera
Recheio:
- 2 latas de doce de leite firme (790 g)
Finalização:
- 1 xícara (chá) de açúcar impalpável (100 g)
Preparo
Massa: na tigela da batedeira, junte todos os ingredientes da massa e bata até formar uma massa lisa e homogênea (cerca de 5 minutos).
Forre duas assadeiras para rocambole (19 x 38 cm) com folhas de papel-toalha e distribua a massa entre elas.
Com a ajuda de uma espátula, espalhe a massa até obter uma camada uniforme. Disponha mais uma camada de papel-toalha e aperte levemente, para que fique totalmente em contato com a massa. Asse em forno pré-aquecido (180 ºC) por cerca de 10 minutos ou até que, ao levantar parte do papel, ele esteja seco.
Montagem: com a massa ainda quente, retire os papéis da parte de cima e vire cada porção de massa sobre um pano de prato limpo e úmido, polvilhado com açúcar.
Retire os papéis da parte de baixo, cubra a massa com um saco plástico e, com a ajuda de um rolo, compacte-a delicadamente.
Retire o plástico e espalhe uma lata de doce de leite em cada uma das massas.
Com a ajuda dos panos de prato, enrole os rocamboles.
Embrulhe-os novamente com os panos e aperte delicadamente para distribuir o recheio. Enrole as pontas dos panos de prato e deixe a massa esfriar para adquirir o formato de rocambole. Retire os panos assim que os rocamboles esfriarem e finalize polvilhando açúcar impalpável sobre eles.
Rendimento: 2 rocamboles (12 fatias cada)
Tempo de preparo: 30 minutos
Dicas
- Tanto as formas próprias para rocambole como o açúcar impalpável são encontrados em lojas especializadas em produtos culinários.
- Você pode fazer o açúcar impalpável em casa. Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de açúcar refinado com 2 colheres de amido de milho.
- O doce de leite firme é o mais adequado para essa receita pois se mantém no interior no rocambole sem vazar. Você também pode fazer o doce de leite em casa, cozinhando 2 latas de leite condensado na panela de pressão. Coloque as latas na panela, cubra com água e cozinhe por 40 minutos. Espere as latas esfriarem totalmente antes de abri-las.
Variações: substitua a mistura para bolo de coco pela de laranja, baunilha ou chocolate, utilizando as mesmas proporções de ingredientes da receita. Varie o recheio substituindo o doce de leite por geleia, brigadeiro ou cocada.
Nos EUA
O mestre cervejeiro da Schornstein, Patrick Zanello, embarcou para os Estados Unidos, onde fará um intercâmbio profissional pelos próximos seis meses. Durante este período, Patrick vai conhecer de perto os melhores processos de fabricação da escola cervejeira americana. “Seguramente isso irá agregar ainda mais conhecimento e experiência não só a ele, mas também para a Schornstein. Apostamos no crescimento das pessoas e no crescimento da empresa, sempre buscando aproveitar as oportunidades que surgem”, comenta o diretor da artesanal de Pomerode, Adilson Altrão.
Aliadas ou inimigas da dieta?
Feitas para um lanche fora de casa, as barrinhas de cereais e de frutas caíram na preferência nacional, principalmente pelo preço bastante acessível. Com fama de alimento saudável, energético e fonte de fibras que regulam o intestino, estes snaks têm outra grande vantagem: a praticidade. Mas será que são realmente aliados numa dieta saudável? Como alimento energético, não é indicado o consumo exagerado, principalmente pelo fato de muitas opções de barrinhas conterem açúcar, mel e chocolate. Mas um fator que merece atenção redobrada é a quantidade de sódio e de gordura saturada presentes neste tipo de alimento. Enfim. leia com atenção a composição nutricional que está impresso no rótulo do produto, inclusive entre barrinhas de uma mesma marca.
Embalagem natalina
Para alegrar ainda mais as festas de fim de ano, a Wickbold criou uma edição especial de fim de ano para o pão Torta Fria, um produto muito utilizado nos pratos comemorativos de Natal. A nova versão apresenta uma embalagem personalizada com o simpático Papai Noel e ícones natalinos, divertidos como devem ser as comemorações, um momento único que une amigos e familiares. Conhecido por ser o protagonista no preparo de tortas feitas com pão, o exclusivo Torta Fria da Wickbold é uma ótima opção para quem deseja inovar na culinária. Sem casca e com as fatias cortadas na horizontal, é ideal para elaborar receitas variadas ao gosto e criatividade do chef. Além das tradicionais tortas doces ou salgadas, é possível criar também lasanhas, rocamboles, pavês e fingerfoods, pois seu formato facilita o preparo e resgata a praticidade na correria do dia a dia.
Deixe seu comentário