A Jorge Lacerda liga três municípios do Vale
A Jorge Lacerda liga três municípios do Vale
Por muito tempo a Rodovia Jorge Lacerda (SC-470) foi considerada a mais moderna do país. Ainda hoje é uma das únicas rodovias iluminadas em toda a sua extensão. Em 2009, o governo do estado iniciou a segunda revitalização da rodovia (leia box ao lado) desde a sua pavimentação no governo de Jorge Lacerda.
Antes mesmo de receber asfalto, a estrada já era uma via natural de ligação entre o Vale do Itajaí e o litoral. As terras secas das margens do Itajaí eram as mais valorizadas e a Jorge Lacerda, na época chamada de Rua Itajaí, era a porta de entrada para milhares de famílias que chegavam ao Vale do Itajaí. Hoje, poucos trechos da rodovia estão fora de áreas urbanas. Entre Gaspar e Blumenau não existem mais as propriedades rurais que fizeram a riqueza das cidades, mas uma continuação de residências, indústrias e casas comerciais que fazem da Jorge Lacerda uma extensa avenida. Tanto é verdade que ao longo dos seus 38 quilômetros de extensão, a rodovia recebe várias denominações: Rodovia Francisco Mastella, Rua Duque de Caxias, Avenida das Comunidades, Rua Dr. Nereu Ramos e Rua Anfilóquio Nunes Pires.
A Jorge Lacerda carregou, por muito tempo, o título de “rodovia da morte” tal era a quantidade de acidentes que ocorriam. O número alarmante de vítimas fez com que Gaspar recebesse o segundo posto da Polícia Rodoviária Estadual de Santa Catarina, o P2, no ano de 1977.
Crescimento
O primeiro comandante do P2, o então Sargento Avelino Pires (hoje sub-tenente da reserva remunerada) lembra de histórias de tragédias que vitimaram muitas famílias da região, mas também do crescimento e progresso do Vale do Itajaí graças a rodovia. Ele conta que a quantidade de acidentes era grande porque não havia a preocupação com a fiscalização ostensiva do trânsito. Com a reforma e iluminação, as condições de tráfego na Jorge Lacerda melhoraram muito e os trabalhos de fiscalização deram os primeiros resultados.
Pires mora a menos de 300 metros da rodovia, no bairro Poço Grande, e viu de perto todas as transformações. “Onde hoje estão centenas de casas, nos anos 1970 havia apenas pastagens e plantações”, lembra. Até o ano de 1996, a Jorge Lacerda era a única via pavimentada de acesso entre o litoral e o Vale do Itajaí. Após a inauguração do trecho da BR-470, entre Gaspar e Navegantes, centenas de milhares de veículos deixaram de transitar pela Jorge Lacerda. Mesmo assim, segundo dados a Diretoria de Trânsito de Gaspar – Ditran - 15 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia, no trecho dentro do perímetro urbano de Gaspar, chegando a quase 20 mil nos finais de semana e feriados.
Deste total, cerca de 70% dos veículos são de cidades vizinhas. Para desviar o grande fluxo que hoje congestiona o trânsito na área central de Gaspar, a solução, segundo o diretor da Ditran, Emerson Andrade, é a construção do Anel de Contorno e da Ponte do Vale, obras já orçadas junto ao governo federal.
Obras vão até julho de 2009
A Rodovia Jorge Lacerda está novamente sendo revitalizada. A obra, orçada em R$ 6 milhões, iniciou em 2 de fevereiro e o prazo para conclusão é o mês de julho deste ano. A última vez que a rodovia recebeu uma nova pavimentação e iluminação pública foi em 1993, no governo de Vilson Kleinubing. Na época também foi inaugurado o asfalto de três quilômetros entre os trevos do ginásio João dos Santos e de acesso à Rodovia Ivo Silveira. O trecho foi rebatizado de Rodovia Francisco Mastella, in memoriam ao último deputado estadual eleito pela cidade de Gaspar. De lá pra cá, a rodovia recebeu apenas reparos.
As obras de recapeamento da pista já estão em andamento e os motoristas precisam de muita paciência. A única forma de fazer a obra é interrompendo o tráfego em um dos sentidos, pois não há vias secundárias e nem a possibilidade de usar os acostamentos, pois são as únicos áreas para pedestres e ciclistas. O agravante é justamente o fato da Rodovia Jorge Lacerda ser uma das duas únicas vias de ligação do Vale ao Litoral (a BR-470 também passa por reparos). Além disso, a Jorge Lacerda passa por três cidades (Blumenau, Gaspar e Ilhota), congestionando o tráfego local.
Assim que as obras começaram, os engenheiros do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) constataram que outras partes da Rodovia precisavam passar pelos mesmos reparos. Inicialmente, o asfalto seria refeito somente nos três quilômetros entre o Sesi e a Malwee. A superintendência do Deinfra em Blumenau espera a readequação do projeto para saber os outros locais que passarão por reformas.
O superintendente Magno Vinicius Uba de Andrade informou à imprensa que não haverá necessidade de mais dinheiro, somente uma nova distribuição. Ele disse ainda que em alguns reparos, como na limpeza dos acostamentos e canaletas, houve sobra de verbas, que poderão ser relocadas. Também não haverá extensão do prazo de conclusão. Depois que todo o processo de recapeamento estiver finalizado, os 38 quilômetros da rodovia receberá um microrrevestimento. Este processo servirá para selar o asfalto e protegê-lo da ação de grandes volumes de chuva, como ocorreu em novembro do ano passado. A obra deve ser finalizada com a sinalização horizontal e vertical em toda a rodovia.
Homenagem ao ex-governador
Ao longo de seus 38 quilômetros de extensão, a SC-470 recebe o nome de personalidades, mas um é especial: o do ex-governador de Santa Catarina Jorge Lacerda. Natural de Paranaguá (PR), mas catarinense de coração, Lacerda nasceu no dia 20 de outubro de 1914. Era filho de descendentes gregos da Ilha de Kastelórizon. Casado com Kyrana Atherino, também de descendência grega, era pai de duas filhas: Irene e Zoê.
Antes de entrar definitivamente para a política, Lacerda diplomou-se em Medicina na Universidade do Paraná e Direito na Faculdade de Niterói (RJ). Foi duas vezes deputado federal (1950-1955) e governador do estado. Entre as principais obras de seu curto governo (1956-1958) estão a criação da Sociedade Termelétrica de Capivari, mais tarde rebatizada de Termelétrica Jorge Lacerda, construção de 48 escolas, incluindo o Instituto Estadual de Educação, construção de 50 pontes e 10 estradas, como a conclusão da primeira estrada pavimentada, ligando Blumenau à Itajaí.
O governo Lacerda é marcado por uma reestruturação administrativa. Quando recebeu o estado das mãos de Irineu Bornhausen, o saldo da balança financeira era positivo, fato que continuou até o final de seu governo e do seu vice, Heriberto Hülse, que mais tarde assumiria.
Acidente
Jorge Lacerda morreu em 16 de junho de 1958, aos 43 anos de idade em acidente de avião em Curitiba. Morreram também o ex-presidente da República e senador Nereu Ramos e o deputado federal Leoberto Leal. Além da SC-470 e da Termelétrica de Capivari, outras estradas, ruas, praças, escolas, e até mesmo um município com o nome de Lacerdópolis prestam homenagem ao ex-governador catarinense.
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