Empresa ocupa o seu espaço em mercado disputado
A Premocon Artefatos de Concreto se firma no mercado com a mesma solidez e confiabilidade dos tubos, postes (a única da região), lajotas, tijolos, grelhas para bocas-de-lobo e meios-fios de concreto que fabrica e comercializa. A empresa reúne em sua carteira de clientes prefeituras, empreiteiras, loteadores e rizicultores do Vale do Itajaí. Os pedidos cresceram nos últimos meses.
É bem verdade que a enchente de novembro do ano passado fez aumentar a demanda pelos produtos fabricados pela Premocon, já que muitas ruas foram refeitas, enquanto em outras houve a necessidade de instalar tubos para evitar novos transtornos. A empresa também atendeu a muitos pedidos de pessoas físicas, que precisaram reconstruir suas casas.
Segundo o proprietário da Premocon, engenheiro civil Fabian Silveira de Moraes, o segredo do sucesso da empresa, que em 2010 completará 15 anos, não está na quantidade, mas na qualidade do produto e do atendimento antes e pós-venda. “Aumentar as vendas é conseqüência”, afirma Fabian. Ele explica que nenhum produto sai da Premocon sem estar adequado ao manual da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A empresa faz ainda o acompanhamento técnico de instalação do produto na obra.
O cuidado começa na compra da matéria-prima. “Produzir concreto não é só jogar areia, brita e cimento na betoneira”, observa Fabian. A Premocon tem o cuidado de escolher um único fornecedor para cada matéria-prima que atenda às especificações técnicas e ambientais. O empresário lembra que fabricante e instalador têm responsabilidades compartilhadas sobre o produto. Muitas vezes, a má colocação do tubo, poste ou lajota compromete o resultado final da obra. Por isso, a ABNT estabeleceu também normas de colocação de tubos, como o procedimento de escoramento para a colocação e a própria compactação lateral. “Evita que os clientes pensem que o problema está na fabricação do produto”, observa o engenheiro. Mesmo assim, Fabian não raramente é visto acompanhando e orientando o cliente na instalação dos produtos, afinal o mercado é disputado e o suporte técnico faz a diferença na escolha do cliente. A qualidade do produto também é testada em ensaios de resistência por compressão, uma exigência de algumas obras. A Premocon realiza os testes no Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau.
Empresa oferece vários produtos aos clientes
Tubos de Concreto simples
Tubos de Concreto Armado
Tubos de Concreto para Dreno
Calhas de Concreto
Meio-fio de Concreto
Grelhas de Concreto
Lajotas de Concreto
Tijolinho
Lajota retangular
Lajota sextavada
Postes de Concreto
Fabricação de um tubo dura, em média, cinco minutos Boa parte da venda da Premocon é de tubos de concreto para drenagem. O processo de fabricação deste tipo de produto é relativamente simples e rápido, com uma pequena variação para tubos de maior diâmetro (oscila de 20 centímetros a 1,5 metro de diâmetro) em função da colocação de telas de aço na estrutura.
Quanto maior o tubo, maior a necessidade de aço para aumentar a sua resistência. Entre a primeira etapa, a mistura e a última, a prensa, o tempo médio de fabricação é de 5 minutos para um tubo de concreto simples, armado ou para dreno. Já o processo de cura (secagem) definitiva pode levar até 28 dias.
Uma equipe de 20 colaboradores é especialmente treinada para fabricar toda a linha de produtos oferecidos pela Premocon.
Deixe seu comentário