Primeiro trecho da Bonifácio Haendchen recebe asfalto
O sonho do asfalto começa a virar realidade no Belchior. No Belchior Baixo, a principal via de acesso do bairro e que liga Gaspar a Blumenau, a rua Vidal Flávio Dias, foi pavimentada recentemente pelo governo estadual. E a estrada geral do Belchior Alto, a rua Bonifácio Haendchen, está recebendo as primeiras camadas de asfalto em um pequeno trecho.
Esta segunda obra faz parte do projeto da prefeitura municipal de urbanização da via. Foram cerca de 800 metros pavimentados pela Superintendência do Belchior e pela Secretaria de Obras, trecho que compreendeu a rua Heldo Florentino Wan-dall até a divisa com Blumenau, e a Bonifácio Haendchen do mercado Ágil até a ponte. Os acabamentos dessa primeira camada de asfalto a surgir no Belchior Alto foram feitos essa semana.
Tanto em uma comunidade como em outra, o asfalto é reivindicação antiga. No caso da Vidal Flávio Dias, os trâmites para a viabilização da obra começaram em 2007, quando o então prefeito Adilson Schmitt assinou a autorização para que a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau realizasse a pavimentação. Mas, os recursos só foram liberados pelo estado em 2010, e foi quando a obra teve início. Foram asfaltados cerca de 2 km, com um investido total de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Já para a Bonifácio Haendchen, existe um projeto de urbanização elaborado pela prefeitura municipal que ainda está em fase de aprovação e captação de recursos junto à esfera estadual. “No mês de setembro, nos reunimos com a comunidade para apresentar o projeto arquitetônico da rua, mas poucos compareceram”, diz o superintendente Rui Deschamps. Mais precisamente, seis pessoas da comunidade foram à reunião, segundo o diretor da E.E.B. Frei Policarpo, Jaime Kirchner.
Na urbanização da via estão previstos o asfaltamento e a criação de calçadas para os pedestres - que, por enquanto, dividem a rua com os veículos. Mesmo com a pequena presença de moradores na reunião com a comunidade, a proposta foi adiante e agora o projeto executivo está sendo elaborado. “Mas a previsão é de que continuemos a asfaltar outros trechos da rua no ano que vem”, afirma Rui.
Moradores cobram pavimentação
Em reportagem publicada no mês de setembro deste ano no Jornal Metas, os moradores do Belchior apontaram a pavimentação como a principal necessidade do bairro. Ciente dessa necessidade, a superintendência indicou a obra de reurbanização da Bonifácio Haendchen como uma das prioridades. No entanto, a obra completa exigirá recursos dos governos estadual e federal. O projeto já foi elaborado para a captação destes recursos, porém a participação popular ainda é tímida.
Deixe seu comentário