Agosto, mês vocacional porquê?
16/08/2022 17:30
"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos" (Lc 10,1-9) é uma das queixas de Jesus que encontramos nos evangelhos. Ao longo da história, perpetuou-se essa insistência do Senhor, pois em cada tempo, mais ou menos, muitos países, vilas e regiões não conheciam o Salvador Jesus Cristo. Viviam, portanto, uma vida sem Aquele que traz abundância de bens, graças, salvação. É verdade que o grande Santo Agostinho, no século 4º da era cristã, reconhecia em todas as crenças "sementes do Verbo" aí espalhadas.
No entanto, o Apóstolo Paulo ensina que "Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele mesmo nos outorgou" (Rm 5,5). E para que esse amor seja efetivamente derramado, há necessidade de "operários", capacitados e enviados para levar essa plenitude de graça e salvação.
Na linha de frente dessa ingente tarefa estão os ministros ordenados, os sacerdotes. São João Maria Vianney, padroeiro dos padres, é celebrado liturgicamente no dia 04 de agosto. Por isso o domingo que lhe é próximo, o primeiro de agosto, é dedicado à oração e ação de graças pelos padres e pelas vocações sacerdotais.
Que a família desempenhe verdadeiro ministério evangelizador na Igreja e na sociedade, é mais do que evidente. Pois ela gera e forma os novos cristãos e os novos cidadãos. Como o dia dos pais transcorre no dia 11, o domingo que lhe é próximo, reservou-se a celebrar a dignidade e a missão da família.
O terceiro domingo de agosto dedica-se aos religiosos e religiosas. Isso, porque em 15 de agosto comemora-se a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a consagrada por excelência.
Na autonsciência atual da Igreja de Jesus, tem lugar proeminente os leigos e leigas como autênticos missionários no mundo. O quarto domingo desse oitavo mês do ano, recorda justamente esses operários e essas operárias de Deus.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em 1990, considerando essas parcelas do povo de Deus e desejando incrementar a sua inalienável missão no mundo de hoje, em 1990, na sua 19ª Assembleia Geral, instituiu o mês vocacional.
Pe. Raul Kestring - Blumenau,