Gaspar começa a vacinar contra a dengue na próxima segunda-feira (6)

Num primeiro momento, a imunização inclui apenas crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos

 Gaspar começa a vacinar contra a dengue na próxima segunda-feira (6)
Vacina vai estar disponível apenas para crianças e adolescentes - 10 a 14 anos / FOTO DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira, dia 6, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O município recebeu na quinta-feira, dia 2, o primeiro lote com 560 doses do imunizante, de um total de 4.448, que compreende o quantitativo do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar 90% desse público.

O esquema vacinal prevê duas doses do imunizante, com intervalo mínimo de três meses. A vacina estará disponível em todas as Estratégias Saúde da Família (ESF) no horário de funcionamento de cada local. Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF, documento pessoal com foto e carteirinha de vacinação.

As crianças e os adolescentes que receberem a primeira dose nesta etapa terão garantida a segunda para completar o esquema vacinal. O imunizante reduz o risco de complicações e hospitalizações pela doença. Esta é a primeira remessa que Gaspar recebe da vacina Dengue, do laboratório japonês Takeda Pharma, adquirida pelo Ministério da Saúde para oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O imunizante é apresentado em dose única no vidro. A vacina é tetravalente, ou seja, fornece proteção contra os quatro vírus da dengue. Estudos realizados após o esquema vacinal completo indicam eficácia geral de 80,2% em crianças e adolescentes 12 meses após a aplicação da segunda dose.

Crianças e adolescentes na faixa etária prioritária para a vacinação que tiveram dengue devem aguardar seis meses para receber a primeira dose da vacina. Caso a infecção ocorra após o início do esquema, a segunda dose precisa ser feita pelo menos 30 dias após o início dos sintomas da doença.

O secretário de Saúde, José Carlos de Carvalho Júnior, explica a importância da vacinação. “A vacina é segura, eficaz e gratuita, e pode reduzir drasticamente o risco de casos graves e hospitalizações. É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem a vacina. Precisamos também seguir com as medidas de prevenção, incluindo a limpeza constante dos quintais e o uso do repelente”, pontua.

Contraindicações

A vacina Dengue não deve ser administrada nas seguintes situações:

  • Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou a uma dose anterior dessa vacina;
  • Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras, como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
  • Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.Mes

Gaspar segue em situação de emergência

Mesmo com o início da vacinação, as pessoas não devem relaxar com relação aos cuidados contra a dengue. Em Gaspar, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira, dia 3, pela Secretaria de Saúde, Gaspar confirmou 172 novos casos da doença e 399 sob investigação no período de 26 de abril a 2 de maio. Além disso, três pessoas estão internadas por conta da doença. No acumulado desde 1º de janeiro deste ano, Gaspar contabiliza 551 casos de dengue e 502 focos do mosquito. O município segue em situação de emergência em saúde pública, por conta da dengue. O Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue, localizado na Rua Coronel Aristiliano Ramos (ao lado da Biblioteca Municipal) segue atendendo pessoas que apresentam sintomas da doença. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 15h.
A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.
?
Como evitar a proliferação do Aedes aegypti
Elimine água parada de todos os recipientes;
Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Mantenha lixeiras tampadas;
Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
Retire a água acumulada em lajes;
Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.
?

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube