A educação e a violência no Brasil
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) - Retratos da Sociedade Brasileira: Educação Básica - divulgada nesta terça-feira (3) mostra que, na opinião dos brasileiros, a violência está diretamente relacionada com o baixa qualidade da educação no país. E se temos uma educação ruim é também, em boa parte, causada pelo desinteresse da população pelo estudo. Não existem atrativos que possam manter os jovens nos bancos escolares. Por outro lado, a necessidade de financeira leva nossos jovens muito cedo para o mercado de trabalho.
Diferente de outros países, ensina-se no Brasil que não é preciso estudar muito para ter uma melhor condição de vida. O brasileiro e seu modus operandi, no tal do jeitinho, sempre vai conseguir ser algo na vida, ou seja, o mundo não é daqueles que estudam, mas dos espertos, que burlam as leis, que corrompem e são corrompidos.
Essa falsa ideia acaba criando uma legião de analfabetos, ignorantes e desinformados, que ficam à margem do chamado "grupo formador de opinião".
Portanto, está mais do que na hora dos governos entenderem que a educação é uma área estratégica na garantia de um futuro individual melhor para cada brasileiro e para o país como um todo. A pesquisa revelou que 80% dos entrevistados apontam que os governos não tem nenhum tipo de comprometimento com a educação. O mau exemplo começa no quintal de casa.