PL/Gaspar tem nova executiva

O jovem empresário, Bernardo Spengler Filho, assume a presidência do partido no começo do próximo mês

Por

O PL - Partido Liberal - está se reestruturando em todo o estado visando as eleições municipais de 2024. Este é um pedido pessoal do governador Jorginho Mello, que via Executiva Estadual, solicitou a todos os municípios que apresentassem as novas executivas até o final de março. “Nós tínhamos nomes na atual executiva que não participavam mais das decisões e outros que nem eram mais filiados, por isso aproveitamos para fazer essa renovação”, explicou o atual presidente da executiva municipal provisória Rodrigo Boeing Althoff, que está deixando o cargo. A partir de 3 de abril, assume a presidência do PL o empresário Bernardo Spengler Filho. Althoff vai ocupar o cargo de tesoureiro. Outros cinco nomes vão compor a nova executiva (confira ao lado). Segundo Althoff, o governador Jorginho Mello esteve em Blumenau no final de semana passado e aprovou integralmente os nomes indicados para comporem a executiva do PL de Gaspar.
“O Bernardo é amigo pessoal do governador, que ficou bastante contente com o nome escolhido para presidir o partido em Gaspar”, revelou Althoff. Embora não seja um partido novo, o PL ganhou força depois que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, se filiou à sigla para concorrer à reeleição em 2022. Após as eleições, o PL se firmou como o partido de maior representatividade política na Câmara Federal e Senado. Em Santa Catarina também possui a maior bancada na Assembleia Legislativa. A consquência também é o crescimento do número de filiados.
Em Gaspar, nos últimos meses, o PL pulou de 200 para 300 filiados e novas filiações devem acontecer. As filiações, explicou Althoff, ainda não constam no sistema da Justiça Eleitoral. Ele admite que muitos desses novos filiados estão vindo para o PL de olho nas eleições do próximo ano, porém, o partido ainda está numa fase de construir um projeto para Gaspar, com uma base bastante forte. “Lá na frente é que vamos decidir sobre pré-candidatos e candidatos na majoritária e a nominata de vereadores”, observa.
Porém, o próprio Althoff não esconde o desejo de voltar a disputar pelo PL a eleição para prefeito, o que já ocorreu em 2020. “O resultado da eleição de 2020, quando saímos de 3% para mais de 22% (7.097 votos) me credencia a colocar meu nome novamente à disposição do partido”, afirma. O presidente, porém, reforça que o objetivo agora é fortalecer o partido e lembra que existem outros nomes que poderão também compor a chapa majoritária. O PL, revelou Althoff, contratou uma pesquisa, para identificar a densidade eleitoral dos potenciais pré-candidatos no município e quais as direções que o partido deverá tomar. Althoff também disse que a ala feminina do PL está numa fase de estruturação e realizando encontros com boa presença de público.
Ele também reiterou que o PL está aberto a todos que queiram caminhar juntos num projeto de governo para Gaspar, porém, é preciso que as pessoas procurem a executiva municipal, e aproveitou para esclarecer o episódio que envolveu a filiação do vice-prefeito de Gaspar, Marcelo de Souza Brick. Althoff explicou que houve uma conversa inicial, porém, o vice-prefeito acabou passando por cima das executivas municipal e estadual, ou “atravessando”, com definiu Althoff. Uma ficha de filiação de fato foi preenchida no gabinete do deputado estadual Ivan Naatz (PL), em Blumenau, e divulgada à imprensa, porém, não foi feito nenhum comunicado oficial às executivas estadual e municipal. “Essa informação não chegou até nós, e fomos buscar na executiva estadual que também disse desconhecer a filiação do Marcelo”.
Depois disso, Althoff admite que encerrou as conversas e as portas do PL de Gaspar foram fechadas para o vice-prefeito. “Hoje, não existe nenhuma possibilidade do Marcelo (Brick) se filiar ao PL, a menos que isso ocorra via executiva estadual ou por iniciativa do governador, o que eu acho imporovável”, finalizou.



A executiva municipal é composta por sete membros:

Presidente: Bernardo Leonardo Spengler Filho
Vice: Vereador Alexsandro Burnier
Tesoureiro: Rodrigo Boeing Althof
Secretário Geral: Ramon Nicolodi
Secretário: Josimar Havenstain
Vogal: Cristiane Springer Rodrigues
Vogal: Thimoti Thiago Deschamps