Alerta aos pais

Por Kassiani Borges

Edição da semana 30/01/2025

Que a internet é uma terra sem-lei isso tudo mundo sabe. Todavia, o que impressiona no estágio atual é o desleixo dos pais para com os relacionamentos que seus filhos mantém no mundo digital. Reportagem na página 17 desta edição, revela que uma a cada três crianças tem o perfil na internet livre para acesso, ou seja, qualquer indivíduo, de qualquer país, pode ir lá e vasculhar fotos e mensagens publicadas pelo seu filho ou filha nas redes sociais. A criança fica exposta e vulnerável.

Evidente que existem mecanismos para se evitar que as pessoas tenham acesso livre ao perfil, porém, muitas crianças, algumas delas já com o celular na mão antes mesmo de saber ler e escrever, não tem discernimento do perigo que estão expostas, pois tratam o celular um brinquedo eletrônico. Caberia aos pais fiscalizar e restringir não só o perfil, mas o próprio acesso do filho a determinados conteúdos que podem direcioná-lo para o campo perigoso da criminalidade virtual.

O mundo está de cabeça para baixo e se os pais e responsáveis não se atentarem para os perigos existentes na rede mundial, a tendência é vivermos tempos ainda mais difíceis, com criminosos se aproveitando da fragilidade de nossas crianças para cometer todo o tipo de crime. Fica o alerta!