CPIs são necessárias, embora tenham perdido credibilidade junto à opinião pública
Historicamente, as CPIs são um rotundo fracasso no Brasil. Criou-se até a expressão “tudo acaba em pizza”, na década de 1980, quando as investigações no Congresso Nacional tomavam rumos imprevisíveis e a população ganhava nariz de palhaço.
Na verdade, políticos investigando seus próprios pares nunca deu certo no Brasil. Afinal, existem interesses e projetos pessoais que desidratam as CPIs . O Congresso, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores são um ambiente político. As CPIs, portanto, são criadas e conduzidas com um objetivo primário político (desgastar o governo e adversários e ganhar visibilidade popular) e não puramente investigativo. Isso desvirtua o foco e impede o aprofundamento técnico necessário. Em Gaspar estamos vivenciando uma CPI, mas que não tem atraído a atenção da população pelos motivos acima expostos. Apesar da descredibilidade, a CPI da Roçada é um instrumento fundamental para produzir resultados históricos. Entendemos que ela é necessária, por isso estamos dando cobertura jornalística.
A investigação parlamentar é um desdobramento de uma investigação policial e poderá levar a constatação de que milhões de reais foram desviados dos cofres da Prefeitura de Gaspar Ou seja, dinheiro do contribuinte. E, pelo andar da carruagem, a CPI vai confirmar e reforçar algo que já foi apurado durante a investigação policial. Hoje, quinta-feira, dia 16, encerra-se a fase de depoimentos. No prazo máximo de 15 dias, o relatório final da CPI será apresentado.
É verdade que a CPI não irá punir nem julgar. Ela apenas encaminhará o resultado ao Ministério Público (MP). O prosseguimento da investigação dependerá do trabalho desse e de outros órgãos, sem a publicidade de uma CPI. Torcemos e acreditamos que, se existem culpados, eles serão punidos.
Leia também: Ação social da Porsche Cup Brasil arrecada mais de 10 mil brinquedos em Blumenau