Gaspar presta homenagens no Dia da Consciência Negra
Em sessão solente na Câmara Municipal, 23 afrodescendentes foram homenageados na noite desta quarta-feira, véspera da data
Atletas, professores, musicistas, servidores públicos, atores e membros religiosos foram alguns dos homenageados na noite desta quarta-feira, 19, durante a Sessão Solene em Alusão ao Dia da Consciência Negra, evento ocorrido na Câmara de Vereadores de Gaspar.
Terceira edição
Idealizado pela vereadora Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos (PP), primeira mulher negra a conquistar espaço no Legislativo gasparense, o evento já está em sua terceira edição e todos os anos promove representatividade no plenário, dando voz a negros que tiveram destaque no cenário gasparense. Para a vereadora, a homenagem não é um gesto simbólico, mas reparador, um reconhecimento histórico.
Acesse e leia: Polícia Civil prende professor suspeito de abuso sexual em Gaspar
“Hoje, a Câmara de Gaspar está reconhecendo, valorizando e honrando pessoas que transformam esta cidade todos os dias. Amanhã, quando uma criança negra acordar em Gaspar, ela vai saber que existe uma vereadora negra, assim como um diretor de empresa pública, um professor, um atleta, um artista... negros de destaque em Gaspar sendo homenageados, o que a fará olhar para o mundo e pensar: “eu também posso! "disse, emocionada.
Zumbi dos Palmares
Na abertura, o advogado Gutemberg Santos de Souza fez uma referência à trajetória de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e liderança: “Essas pessoas (homenageados), que são referências negras aqui no município, assim como Zumbi, demonstraram liderança, resiliência e dedicação, além de desempenharem papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural em nossa cidade, contribuindo para a riqueza e diversidade de Gaspar”, informou.
Um dos homenageados, Luiz Herculano de Sousa Guilherme, foi escolhido para falar em nome de todos e saudou a primeira professora negra de Gaspar, Arides Silva Tavares: “É muito interessante olhar a força e a genialidade de cada pessoa aqui. O povo negro tem como valor civilizatório a ancestralidade, valorizar quem veio antes, diante disso, quero saudar a dona Arides, a primeira professora negra desta cidade”, destacou. Também fez menção ao empenho da vereadora Mara na construção da representatividade negra: “Todos nós somos gratíssimos pela sua coragem, atitude, e por reconhecer que nós podemos ocupar qualquer espaço”, agradeceu.
Finalizou o discurso com um convite coletivo: “Precisamos viver a consciência negra todos os dias, seja branco, negro ou indígena. É preciso excluir o racismo do nosso município com práticas antirracistas e que nosso letramento racial seja diário”, ensinou.
Homenageados
Ao todo, os homenageados tiveram destaque em 10 campos de atuação, principalmente nas áreas de Educação, Saúde, Cultura e Serviço Público.
A Sessão foi conduzida pela dupla Emanuele Gonçalves e Nicolas Deleon da Silva, além do vice-presidente da Câmara, vereador Ciro André Quintino (MDB) e teve a participação dos parlamentares da Casa Legislativa, do prefeito de Gaspar, Delegado Paulo Koerich (PL); da presidente da Câmara Mirim, Emily Antonela Vidaletti; além de diversos convidados.
A Sessão Solene deixou a mensagem de que ter referências negras em espaço de destaque inspira as novas gerações, quebra estereótipos e valoriza a diversidade em Gaspar.
Confira os homenageados e suas áreas de atuação: