AMPE celebra 40 anos
Jantar festivo, na noite desta quinta-feira, dia 2, vai reunir associados e convidados para marcar a data
A Ampe Gaspar e Ilhota prepara uma noite especial para marcar as quatro décadas de atuação. Nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 19h, no Restaurante Questão de Gosto, a entidade promove um jantar comemorativo com homenagens, momentos de confraternização e uma palestra exclusiva com o empresário Neto Mafra, CEO do Grupo Boca Mafra, referência nacional nos segmentos de veículos de luxo, jatos e embarcações.
“Chegar aos 40 anos é celebrar não apenas a história da Ampe, mas a força e a resiliência dos empreendedores de Gaspar e Ilhota. Somos fruto da união de pessoas que acreditaram que juntos poderiam conquistar mais, e é isso que seguimos fazendo até hoje”, destaca o presidente Diogo Schmitt Tomaz, que já esteve à frente da entidade no biênio 2018/2020 e voltou ao comando em 2024. “Esse marco nos enche de orgulho e também de responsabilidade: continuar sendo a voz e o apoio daqueles que movimentam nossa economia e transformam nossa cidade”, acrescenta.
A palestra da noite, intitulada “Do Zero ao Luxo: A Trajetória de um Visionário”, será conduzida por Neto Mafra, que compartilhará sua experiência no comando de marcas como Boca Mafra Premium, Miami Automóveis e Consórcio Boca Mafra. O evento, que conta com o apoio de patrocinadores como Viacredi, Copas Empreendimentos, Paxá Confecções, Andritex, Fazzenda Park Resort e Sicredi, promete reunir empresários e lideranças em um encontro de inspiração e valorização do empreendedorismo local.
“Esta celebração é um reconhecimento a todos que fazem parte da nossa história e um convite para que juntos possamos continuar fortalecendo os negócios locais”, reforça a diretoria da Ampe.
Fatos na história da AMPE Gaspar/Ilhota
- 1983–1984: Enchentes no Vale do Itajaí despertam a união de pequenos empresários, origem da futura entidade.
- 10/09/1985: Fundação oficial da AMPE Gaspar e Ilhota.
- Anos 1990–2000: Atuação em pautas estaduais e nacionais, como MEI, Lei Geral da MPE e defesa dos empreendedores; participação nas negociações pela duplicação da BR-470.
- 2023: Crescimento recorde de 238% em associados, maior expansão do sistema FAMPESC no Estado.
- 2025: Comemoração dos 40 anos, com evento, palestra, documentário e anúncio da nova sede.
Leia também: AMPE Gaspar e Ilhota celebra 40 anos com grande evento e homenagens
Entidade surgiu após enchentes
Com o objetivo de unir os pequenos empresários na retomada
Após as grandes enchentes de 1983 e 1984, o Vale do Itajaí teve sua economia seriamente afetada. Para fortalecer a atividade empresarial e a retomada do crescimento, surgiu uma associação que atendia a todas as micro e pequenas empresas da região, a ACIMPEVI (Associação Comercial e Industrial de Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itajaí). Com o passar do tempo, o trabalho aumentou e a associação foi dividida em unidades municipais, as AMPEs. Assim, nasceu a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Gaspar.
Fundada em 10 de setembro de 1985, a Associação Empresarial de Gaspar (e hoje também de Ilhota) nasceu com a missão de fortalecer as micro e pequenas empresas e apoiar o empreendedor individual. Desde então, tornou-se referência no fomento ao empreendedorismo e na defesa dos interesses da classe empresarial, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.
Ao longo das últimas quatro décadas, a entidade também apoiou diversas conquistas que beneficiaram diretamente os empreendedores e toda comunidade, como a criação do Simples Nacional, a implantação do MEI, a duplicação da BR-470, a redução do GNV do estado de Santa Catarina, a participação na atualização do Plano Diretor do munícipio de Gaspar, entre outras questões.
A trajetória da Ampe é marcada por capacitação, geração de oportunidades e pelo fortalecimento coletivo de setores estratégicos. “A Plantão Intimus é associada da Ampe desde a nossa fundação, em 2001. Foi a porta de entrada para o associativismo, uma forma de buscarmos informação, capacitação e troca de experiências. Isso fortaleceu nossa empresa e nos trouxe muitos aprendizados”, relembra Maria Bernadete de Souza, fundadora da empresa e associada mais antiga da entidade.
Ao longo dos anos, Bernadete também integrou a diretoria, por gratidão ao trabalho realizado pela associação. Para ela, a Ampe desempenha um papel fundamental no fortalecimento do empreendedorismo. “Nós nunca deixamos de participar porque compreendemos a importância da entidade para micro e pequenas empresas. Mesmo quando não precisávamos diretamente, seguimos contribuindo, porque sabíamos que outras empresas estavam buscando seu espaço. É um trabalho voluntário, de pessoas que se dedicam em prol de todos, e isso precisa ser valorizado”, afirma.
Mais do que serviços e benefícios, a Ampe consolidou-se como um espaço de união, troca de experiências e fortalecimento coletivo. “Eu acredito muito na força do associativismo. Juntos, somos muito mais fortes”, completa Maria Bernadete, resumindo o espírito que sustenta os 40 anos da entidade.