Com apoio da Prefeitura, Hospital Universitário da Furb amplia atendimento gratuito em Blumenau ainda este ano

O Hospital Universitário da Furb terá gestão do IMAS e iniciará ainda este ano serviços gratuitos pelo SUS em Blumenau.

Por Davi Deschamps

Com apoio da Prefeitura, Hospital Universitário da Furb amplia atendimento gratuito em Blumenau ainda este ano

O Hospital Universitário da Furb está prestes a se tornar um marco para a saúde pública de Blumenau, especialmente na região Norte. Em parceria com a Prefeitura, a Universidade Regional de Blumenau assinará o contrato de gestão que permitirá ampliar e otimizar o atendimento gratuito pelo SUS. As atividades estão previstas para começar até 17 de novembro, conforme edital.

A cerimônia de assinatura acontece na próxima segunda-feira (29), às 15h, na Reitoria da Universidade (Campus 1). A gestão ficará a cargo do Instituto Maria Schmitt (IMAS), Organização Social (OS) responsável por credenciamento, contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e execução dos serviços.

Serviços previstos no hospital

  • A unidade oferecerá:
  • Pronto Atendimento
  • Cirurgias de pequena e média complexidade

Exames de imagem

Serviços de apoio diagnóstico e terapêutico

Segundo o prefeito Egidio Ferrari, o esforço é para que a população tenha acesso rápido a esses novos serviços:


"Estamos empenhados em fazer com que esse atendimento comece o mais rápido possível, beneficiando principalmente a região Norte. É um compromisso da gestão dar todo o suporte necessário para que o cidadão tenha acesso ainda este ano."

Leia também: Estudo da Fiocruz aponta riscos de arboviroses na gestação e alerta para ampliação da vacinação

O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, reforçou:
"A assinatura do contrato é um momento de extrema importância para a saúde de Blumenau, pois significa, na prática, ampliar a capacidade do SUS e levar serviços essenciais à população."

Impacto no ensino e pesquisa

Para a Furb, o hospital será também um espaço de formação e inovação. A diretora do Centro de Ciências da Saúde, Andréa da Silva, destacou:
"A implantação de novos serviços tende a impactar positivamente, pois amplia o acesso da população e fortalece ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão."

Localizado no Campus 5 da universidade, no bairro Fortaleza Alta, o Hospital Universitário reforçará a rede de saúde da cidade e abrirá novas oportunidades de desenvolvimento para a comunidade acadêmica e para os cidadãos que dependem do atendimento público.