Dia nacional de conservação do solo
No dia 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a promulgação da Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989.
A escolha dessa data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos.
Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.
O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica.
Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente.
Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.
Em suma, nossa existência está bastante relacionada à sua formação e, por tal motivo, esta data não deve passar em branco por nós, uma vez que a conservação do meio ambiente é uma das áreas de enfoque do Rotary internacional.
Nada melhor do que lembrar que do solo brotam todas as riquezas naturais que nos alimentam, embelezam a natureza e um sem número de benefícios , daí porque o cuidado que devemos ter, além da forma de tratarmos o solo otimizando sua qualidade. .
Fonte: Notícias da EMBRAPA, março/2022
VENHA COMPARTILHAR O NOSSO TRABALHO
Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau´ls Hotel ou na Sede do Clube, no Arraial dos Claudinos
Acesse para www.rotarygaspar.org.br