Chuva: modos de usar

Por


Nos últimos meses, céus com nuvens carregadas tê sido motivo de apreensão para muitos brasleiros.

Enchentes como as que arrasaram os Estados do Amazonas, Bahia, Rio de Jneiro, Maranhão e Minas Gerais, tiraram a vida de mais de 200 pessoas, devem se tornar mais violentas e mais frequentes nos próximos anos.

O alerta foi feito em fevereiro pela Organização Metereológica Mundial que aponta as mudanças climáticas como a principal causa de um problema agravado por deficiências de infraestrutura e planjamento urbano.

Uma das muitas vantagens dos sistemas de captação de águas fluviais é esta:

Eles ajudam a reduzir as inundações ao recolher e guardar a chuva que, de outro modo cai dos telhados e, em seguida precisa ser drenada naturalmente pelo solo de cidades, onde esta absorção foi muito afetada pela urbanização desenfreada e cujas redes de esgoto estão sobrecarregadas. ,

Como é imprópria para consumo humano (embora já seja possilvel torná-la potável em estruturas mais complexas), a água da chuva é utilizada em atividades de limpea e rega, além da utilização em vasos snaitários, gerando significativa reducão na conta de consumo e ajudando a reduzir a pressão sobre as redes de distribuição da água tratada.

Sem esquecer o quanto esta inciativa colabora para a popularizaçáo do uso consciente desse recurso essencial á vida.

Neste mês que o Rotary celebra sua área de enfoque Água, Saneamento e Higiene, fica o lembrete para que os Clubes Rotários possam desenvolver alguma atividade que caminhe nesta direção.

Colaboração : Nuno Vergílio Neto, publicado na Revista Rotary Brasil, março/2022

VENHA COMPARTILHAR O NOSSO

TRABALHO