PL oficializa pré-candidatos
Governador Jorginho Mello prestigou o ato de lançamento da chapa Paulo Koerich/Rodrigo Althoff
Texto: redação JM
Fotos Guilherme Spengler
A primeira visita do governador Jorginho Mello (PL) a Gaspar desde a posse, em janeiro de 2023, teve compromisso político. O governador esteve no município na terça-feira (26), cumprindo promessa de que viria pessoalmente no ato de lançamento das pré-candidaturas do PL à Prefeitura. A chapa, que teve participação direta do governador na escolha, tem o delegado Paulo Koerich, como pré-candidato à prefeitura, e o engenheiro Rodrigo Althoff a vice-prefeito. A chapa ainda precisará ser homologada nas convenção partidária, que deve ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme cronograma eleitoral.
O evento reuniu cerca de 1,2 mil pessoas, segundo cálculo do diretório municipal, entre lideranças regionais, prefeitos e vereadores, filiados e simpatizantes no salão comunitário da Igreja São Cristóvão, no Gaspar Grande. Uma noite que teve ainda novas filiações, como a do vereador Junior Hostins; da suplente de vereadora, Alyne Serafim e da professora Sandra Buchmann. Em fevereiro, o PL havia feito 20 novas filiações, entre elas a do ex-prefeito Adilson Schmitt.
Em entrevista ao Jornal Metas, o governador elogiou o gesto de grandeza de Rodrigo Althoff, que abriu mão da cabeça de chapa. “Ele (Rodrigo) estava trabalhando para construir a sua candidatura, mas teve um gesto de grandeza, de ‘ciscar pra dentro’, pois quem faz política tem que somar. O Paulo é uma liderança importante, delegado de polícia funcionário público estadual de muitos anos e identificado com a comunidade de Gaspar. Um trabalho de todos os nossos parceiros, do Bernardo (Spengler Filho - presidente do PL/Gaspar) e do Rodrigo, que juntaram essas duas forças políticas para disputar a eleição”, enfatizou. O governador também prometeu, dentro da legalidade, empenho para ajudar na eleição. “Tenho que cuidar do estado, mas nas horas de folga, à noite e finais de semana a gente vai dar apoio aonde for possível.”
Althoff admitiu que vinha trabalhando há bastante tempo para ser o candidato do partido à prefeitura, inclusive com base em pesquisas, porém, observou que era apenas o grupo do Rodrigo Althoff, que vinha de um grande resultado na eleição de 2020. “Nós sabíamos que era preciso um pouco mais, e nós estávamos ‘namorando’ o Dr. Paulo há bastante tempo e com a benção do nosso governador o resultado nos deixa alegre e numa condição de disputar a eleição bastante favorável.”
Paulo Koerich disse que Gaspar ganha com essa decisão e que o trabalho de todos é pelo bem da cidade. Disse ainda acreditar que Gaspar pode crescer mais, só precisa aliar valores. “Para isso, têm agora dois pré-candidatos preparados que irão somar esforços. Não podemos perder a oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos gasparense. Koerich disse ainda confiar não só no apoio, mas do empenho do governador para a chapa do PL saia vitoriosa nas eleições.
O governador Jorginho ainda esteve na Associação Empresarial de Gaspar, onde se reuniu com empresários para conhecer mais sobre a entidade, ações e pleitos.