Jorginho anuncia prefeito de Joinville pré-candidato a vice-governador nas eleições deste ano

Adriano Silva, do Partido Novo, administra, em segundo mandato, a maior cidade catarinense

Por Alexandre Melo

Adriano (à esquerda) vai precisar deixar a Prefeitura para concorrer a vice-governador

O cenário político catarinense ganhou uma definição de peso na noite desta quinta-feira (22). O governador Jorginho Mello (PL) surpreendeu ao anunciar dez meses antes das eleições, nome de Adriano Silva, do Partido Novo, atual prefeito de Joinville, como seu pré-candidato a vice-governador na chapa que buscará a reeleição ao Governo do Estado.

Aliança estratégica e foco em gestão

O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do governador. No comunicado, Jorginho destacou a trajetória de Adriano Silva, enfatizando sua capacidade administrativa à frente da maior cidade do estado.

“O Adriano é um gestor jovem, competente, experiente e trabalhador. Não é por acaso que foi eleito e reeleito com quase 80% dos votos da população”, afirmou Jorginho Mello. O governador afirmou, ainda, que mais uma vez Santa Catarina sai na frente, unindo as forças de direita. "Todo mundo trabalhando junto, olhando para frente, com entusiasmo e muita fé."

Adriano Silva disse ser uma honra estar ao lado de Jorginho neste momento e classificou o governador catarinense como uma das principais referências em gestão pública no país. Adriano também lembrou que a legislação eleitoral exige que ele deixe o cargo para concorrer a vice-governador. "Farei isso com serenidade, planejamento e, claro, com dor no coração pelo sentimento de quem ama a cidade que governa". O prefeito disse ainda que essa não é uma decisão pessoal. "É a oportunidade de trabalhar mais, agora em escala estadual, por Joinville, por todas as cidades de Santa Catarina". 

Calendário Eleitoral e desincompatibilização
Para oficializar a candidatura, Adriano Silva deverá seguir os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral brasileira. Como exerce um cargo de chefia no Poder Executivo (Prefeitura), ele precisará renunciar ao mandato de prefeito até o início de abril de 2026 — respeitando o prazo de seis meses antes do pleito, marcado para outubro.

Com a eventual saída de Adriano em abril, a prefeitura de Joinville passará a ser comandada pela vice-prefeita, Rejane Gambin.

Quem é Adriano Silva

Adriano Silva (Novo) se tornou uma figura central na política de Santa Catarina, especialmente pelo seu perfil voltado à gestão técnica e por marcos históricos dentro de seu partido.

Antes de entrar para a política, presidiu o grupo Catarinense Pharma, uma tradicional indústria farmacêutica. Foi também bombeiro voluntário, atividade que costuma destacar em sua imagem pública.

Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie (SP) e pós-graduou-se em Marketing pela FGV.

Trajetória Política

Em 2020, Adriano Silva entrou para a história da política catarinense ao ser eleito pelo Partido Novo, vencendo no segundo turno com 55,43% dos votos.

Em 2024, com a popularidade em alta, Adriano foi reeleito em primeiro turno com uma votação expressiva de 78,69% dos votos válidos, o maior percentual da história recente da maior cidade catarinense.

Estilo de Gestão

A administração Adriano Silva/Rejane Gambn é pautada pelos princípios do Partido Novo, focando em desburocratização, com a implementação de medidas para agilizar a abertura de empresas e processos públicos. Em seu governo, criou a ONG Força Empresarial para Emergências (FEE), que atua em auxílio a tragédias climáticas.