Prefeitura de Gaspar confirma nova troca no comando da saúde

Outros cargos de primeiro escalão também tiveram mudanças nas últimas duas semanas

Por Alexandre Melo

Dr. Junior sai e Ana Janaía assume a Secretaria de Saúde

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 12H22MIN - 22/10/2024

O secretário Municipal de Saúde, José Carlos Carvalho Junior pediu ao prefeito Kleber Wan-Dall exoneração do cargo no final da tarde desta segunda-feira, dia 21. Quem assumirá é Ana Janaína Medeiros, uma espécie de coringa do atual governo, pois já esteve à frente da Defesa Civil e Secretaria de Planejamento Territorial e, há uma semana, havia sido nomeada Superintendente de Planejamento Territorial.

Essa foi a segunda passagem do Dr. Junior, como é conhecido, pela secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, o governo municipal não se pronunciou oficialmente sobre o motivo da saída do secretário, que retorna ao legislativo municipal onde tem assento até 31 de dezembro deste ano.

Procurado pela reportagem do JM, Dr. Junior afirmou que a sua saída não teve nenhum motivo especial e até admitiu que gostaria de ter ficado um pouco mais por conta da transição de um governo para outro. Porém, ele explicou que houve a necessidade do prefeito realizar alguns remanejamentos de cargos no governo e como era o seu desejo retornar para a Câmara de Vereadores chegou-se ao consenso pela sua exoneração. "Conversamos e decidimos que a melhor opção era a minha saída", revelou. Dr. Junior disse que nesta segunda passagem pela Secretaria de Saúde conseguiu novamente cumprir as metas.   

Desde o término do período eleitoral, o governo Kleber Wan-Dall/Marcelo Brick vem realizando ajustes na máquina administrativa a fim de entregar o governo, no próximo dia 1º de janeiro, com o mínimo de recursos em caixa. Alguns comissionados já foram dispensados e outros ainda serão até 31 de dezembro, pois todos ocupam cargos de confiança do atual prefeito. A Prefeitura vem também cortando serviços não essenciais para ajustar as contas. De outra parte, alguns ex-candidatos a vereador não-eleitos em 6 de outubro estão de volta ao governo, para cumprirem os últimos dois meses e meio de gestão Wan-Dall. São eles: Salésio da Conceição, o Nei, que retornou à Secretaria de Assistência Social; Carlos Francisco Bornhausen, que reassumiu a Secretaria de Planejamento Territorial; e Martin Santiago Navia, que passou a ocupar uma assessoria na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Estão também de volta ao governo, o ex-chefe de gabinete, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, depois de um período afastado, e Roni Muller. Lu, que é funcionário concursado da Prefeitura de Gaspar junto à Diretoria de Trânsito (DITRAN), assumiu função gratificada na Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa. Já Roni Muller, vereador eleito, está novamente à frente da Chefia de Gabinete.