A segunda-feira foi um dia bem diferente para 28 crianças do Jardim I da Escola Infantil Mundo Feliz. Ao invés de irem à escola que estão acostumados, eles foram - acompanhados de professoras, pais e responsáveis - conhecer a sede do Projeto Tamar em Santa Catarina. Localizada na Barra da Lagoa, em Florianópolis, a estrutura fez com que os alunos pudessem ver de perto várias espécies de tartarugas. “Trabalhamos sobre o Tamar em sala de aula, pois era um conteúdo da apostila deles. Fazia um tempo que eu queria levá-los até lá. Excursões são uma extensão da sala de aula e com a visita, os alunos enriqueceram o conteúdo que já tinham começado a trabalhar”, explica a professora Sandra Regina Gartner de Oliveira. O resultado da visita foi tão positivo que a professora já sugeriu que a excursão para Projeto Tamar entre para a grade da escola.
Apesar do projeto de preservação ser muito comentado em todo o Brasil, boa parte das pessoas não tem sabem que a sede fica em Florianópolis. A professora conta que sabia que havia o Centro de Visitação por causa do material de trabalho dos alunos e que, embora seja uma estrutura menor e com menos espécies do que há sede baiana, a viagem vale a pena. “Recomendo que todos os pais levem seus filhos para visitar o Tamar. As crianças puderam aprender mais sobre as tartarugas e sobre a conscientização da preservação da espécie”, conta. A única condição imposta pela escola para a viagem é de que pelo menos um dos pais deveria acompanhar a criança por medida de segurança e porque traz mais tranquilidade para escola e pais. Algumas das crianças viajaram com o pai e a mãe e a excursão virou o assunto da semana na escola. “Os pais que não foram, se arrependeram”, conta Sandra.
O monitor do projeto estava preparado para atender a turma de curiosas crianças e, segundo Sandra, ele respondeu a todas as dúvidas com paciência, além de interagir com elas ao lançar questões para elas responderem. Por meio de um vídeo, as crianças puderam conhecer as espécies de tartarugas que habitam a costa brasileira e assim, souberam, por exemplo, que há duas que não chegam a desovar em Santa Catarina: a gigante, que desova no litoral do nordeste, e a de couraça, que fica em alto mar. Além disso, viram de perto, nos tanques, as outras espécies que são protegidas pelo Tamar.
Sandra revela que o meio ambiente é um dos assuntos que integra a grade escolar das crianças. A visita foi mais uma forma de reforçar a importância das pequenas ações que cada um pode fazer para preservar a vida marinha e o meio ambiente. “Deve-se começar com os pequenos, no caso, esta sala de 4 a 6 anos, vai formando uma consciência de proteção ambiental. Eles viram na visita que o lixo que cai na água prejudica os animais marinhos, então no verão, na praia, vão cobrar dos pais que não joguem lixo no chão”, comenta a professora.
Mães falam sobre o passeio
“Foi uma viagem maravilhosa, um passeio de estudos muito bom. Percebemos que durante as explicações, as crianças lembravam do que aprenderam em sala de aula neste ano e no ano passado. Passeios como este acrescentam ao que foi visto em sala e por isso considero muito boa a iniciativa da escola. Para mim, foi uma oportunidade de conhecer um projeto tão rico de que tanto tinha ouvido falar mas nunca tinha visitado. Quanto à questão ambiental, acredito que as crianças já têm essa consciência, pois falamos sobre isso em casa e é um tema muito trabalhado na escola. Ao conhecer o projeto, as crianças podem saber o quanto a preservação é importante, por isso acredito que esta será uma turma que cuidará muito do meio ambiente. Quando a Cristina chegou em casa, quis contar tudo para o pai, falou sobre o passeio, as tartarugas e explicou o que devemos fazer para preservá-las. As crianças ficaram encantadas com as tartarugas grandes. Elas estudavam sobre esta espécie, mas nunca tinham visto de perto, por isso foi um momento muito mágico para as crianças. Passeios como este são muito interessantes, principalmente quando os alunos já estudaram o assunto em sala de aula” Fátima Santos Silva, mãe de Cristina
“A viagem foi muito interessante, é uma proposta válida para mostrar o conteúdo de forma prática. As crianças mostraram muita curiosidade pelo assunto e interagiram com o monitor, fazendo perguntas sobre as tartarugas. Eu também pude aprender mais ao acompanhar meu filho. A gente sempre acha que sabe muita coisa, mas lá pude descobrir muitas novidades relacionadas ao projeto - que eu já conhecida - e às tartarugas. Acho muito importante esta integração social, esta proximidade com projetos sociais, de sustentabilidade e preservação. A consciência ambiental fará com que seja possível formar cidadãos mais conscientes, por isso é importante ter esta interação entre família, escola e projetos de sustentabilidade. Este tipo de saída de estudos tem bastante validade e acredito que o fato de todas as crianças terem ido já mostra que os pais aprovaram esta maneira de aprender”. Elisângela Wieser Soares,
mãe de Bernardo
Projeto Tamar
Criado em 1980, o Projeto Tamar-ICMBio é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e é também modelo para outros países por envolver as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental. O Tamar protege cerca de 1.100 km de praias por meio de 19 bases de de pesquisa e conservação e 11 Centros de Visitantes localizados nove estados brasileiros em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso de tartarugas, seja no litoral ou nas ilhas oceânicas. A missão do Tamar nestes locais é fazer o trabalho de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil - todas ameaçadas de extinção.