Talento precoce
Desde os 4 anos, William impressiona com a perfeição de seus desenhos
William Cordeiro sempre foi diferente das outras crianças. Enquanto os meninos se divertiam brincando de carrinhos e as meninas com as bonceas, William só pensava em desenhar. Entretanto, a perfeição dos traços do jovem não eram comuns para a sua idade, na época com quatro anos. Os desenhos feitos por William logo chamaram a atenção dos seus pais. “Ele assistia aos desenhos animados na televisão e depois reproduzia os personagens. Desde muito cedo o desenho dele era muito bom”, orgulha-se dona Rosangêla, mãe de William.
Hoje com 14 anos, William guarda em sua residência, no Gaspar Mirim, mais de 100 desenhos. A maioria inspirados em personagens de histórias em quadrinhos japonesas, os chamados mangás. “O que eu mais gosto de desenhar são mangás. Mas já reproduzi personagens do Batman, Homem Aranha e X-Men”, afirma William. O talento do jovem também é reconhecido pelos colegas de classe, que sempre pedem para ele reproduzir imagens de fotografias. “Já desenhei o rosto de muitos amigos”.
Por enquanto, o talento de William é usado apenas como hobby, mas o jovem pensa em se profissionalizar e tornar o desenho uma profissão. “Comecei a fazer um curso na Casa das Oficinas Culturais Dagobert Gunther, mas não continuei porque não era exatamente o que eu procurava”. Segundo a mãe de William, é muito difícil encontrar um curso se que encaixe com o estilo do filho aqui na região. “Sei que há cursos bons em Blumenau, mas são muito caros e por equanto não podemos pagar”, lamenta.
Produção
Para fazer os desenhos, William utiliza lápis e caneta naquim, que chegam a custar R$9,00 cada. Depois de prontos, os desenhos são escaneados e salvos no computador. William utiliza o programa paint para dar cor aos seus traços. “Até mesmo o material que meu filho usa para desenhar é caro, mas fazemos um esforço pois reconhecemos o talento dele e acreditamos no seu futuro. Por isso, o que eu puder fazer para ajudá-lo eu vou fazer”, afirma a mãe do jovem. Quem quiser entrar em contato com William pode mandar um e-mail para william_cordeiro.1995@hotmail.com.