O teatro de Gaspar

Grupo da Casa das Oficinas Culturais Dagobert Günter se destaca na cidade

Por

O grupo de Teatro da Casa das Oficinas Culturais Dagobert Günter, de Gaspar, vem se consolidando a cada dia. A oficina de teatro, que iniciou na Casa em 2008, deu origem ao grupo, criado em maio deste ano. “Os alunos manifestaram o desejo de ser um grupo de teatro amador com uma identidade”, ressalta a professora do grupo Natália Corradi Curioletti.
Segundo a professora, estudar teatro é um processo que exige disciplina e muita dedicação, ingredientes que não faltam no grupo gaparense. “Desde que o grupo foi criado, percebi muitas mudanças e evoluções nos alunos, no sentido de tomarem pra eles a responsabilidade de ser um grupo. Eles estão buscando melhorar sempre, tanto nos estudos das técnicas de ator, como nas relações e papéis que assumem nas peças”, diz. Entretanto, a professora lembra que o grupo foi criado recentemente e que os atores ainda têm um longo caminho e grandes aprendizados pela frente.
Mesmo iniciante, o grupo já fez diversas apresentaçõe em Gaspar e em municípios da região, como Indaial e Ilhota. A estreia aconteceu no 4º Fevest, em Rio do Sul, quando apresentaram a peça “O Fantástico Mistério de Feiurinha”. Recentemente, o grupo esteve presente na Mostra Palco Sobre Rodas, no 23º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub). Na oportunidade, o grupo apresentou o espetáculo “Arlequim, o Guarda de Honra”.
“Participar do Fitub trouxe para o grupo muito aprendizado, pois os integrantes puderam entrar em contato com diversas formas de manifestações teatrais e participar de oficinas e palestras”, ressalta Natália. Além do conhecimento, a professora afirma que a experiência trouxe mais maturidade aos integrantes.

Projetos futuros
Além de seguir com as apresentações em Gaspar e região, o grupo continua com a pesquisa em Comédia que se iniciou neste ano. “Pretendemos fazer a estreia de um novo trabalho no fim do ano, ainda estamos no inicio desse processo. Também teremos a estréia da turma de inciantes em agosto ou setembro, com o espetáculo ”Pluft, o Fantasminha”, e a remontagem do espetáculo “ A farsa do Advogado Pathelin”, revela Natália.

O grupo

O grupode teatro da Casa das Oficinas Culturais Dagobert Gunter é formado por 15 pessoas. Na turma de iniciantes do curso, existem outros 10 alunos e as idades dos participantes variam entre 13 e 30 anos. Atualmente os ensaios acontecem na creche Lar Maria de Nazaré, nas noites de terça, quarta e quinta-feiras. A partir do próximo mês, os ensaios serão realizados no Salão Cristo Rei. A professora, Natália Corradi Curioletti, é formada em Artes Cênicas e tem especialização em Encenação Teatral.