Gaspar fica em primeiro lugar em Joinville

Yasmin Vitória Tavares, de 16 anos, foi a campeã no solo feminino da categoria Danças Populares Júnior

Por

Yasmin ficou com o primeiro lugar ao obter a média 9

O sábado (23) foi de fortes emoções para o grupo da Associação Amigos da Dança (Assad) e para a gasparense Yasmin Vitória Tavares, de 16 anos. Com uma apresentação impecável no 34º Festival de Dança de Joinville, a bailarina obteve a média 9 e conquistou o primeiro lugar na categoria Danças Populares Júnior (solo feminino), com a coreografia "Ye Ye Iberi D Oxhum", de Jessé Cruz.

O primeiro lugar garante à bailarina da Assad uma vaga para a edição de 2017 - porém, no ano que vem, Yasmin passará a concorrer na categoria Sênior (adulto). Além disso, a gasparense volta ao palco do Festival neste sábado (30), quando participa da Noite dos Campeões. "A apresentação da Yasmin foi linda, ela estava muito segura no palco e foi bastante elogiada pelos jurados. Esperávamos uma boa colocação mas o primeiro lugar nos deixou muito emocionados", comemora a presidente da Assad, Giovana Hostert.

Apesar da pouca idade, Yasmin já é experiente no que faz. Ainda empolgada com o troféu no maior festival de dança do mundo, ela relembrou sua trajetória na arte. A adolescente começou a frequentar as aulas de balé paralelo aos primeiros passos: ela tinha apenas dois anos de idade quando iniciou os ensaios na Fundação Cultural de Blumenau. Frequentou as aulas na cidade vizinha até os oito anos de idade e, aos seis, também começou a participar das aulas na Escola Zenaide Schmitt Costa, onde estudava. Há seis anos ela participa do grupo da Associação Amigos da Dança.

"Meu sonho é ser bailarina e viver da dança. O palco tem uma energia muito grande e quando nós, bailarinos, conseguimos transmitir ao público esta emoção e nossos sentimentos é muito gratificante", diz. Aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Honório Miranda, Yasmin reveza os estudos com os ensaios. "Eu ensaio três vezes por semana e cada ensaio dura duas horas. No meu tempo livre ajudo na limpeza da Assad para obter alguma renda", afirma. 

Grupo
A vitória de Yasmin foi o segundo troféu da Assad no Festival de Dança de Joinville neste ano. No dia 21, o grupo conquistou o terceiro lugar na categoria Danças Populares Júnior, com a coreografia "Saudação a Iemanjá", dos professores Marco Aurélio da Cruz Souza e Jessé Cruz. Agora, a Assad busca recursos para participar do Prêmio Desterro - 7º Festival de Dança de Florianópolis, que acontece em agosto. "Passamos na seletiva com cinco coreografias mas precisamos de verba para pagar as inscrições dos bailarinos, que são individuais", explica Giovana. Quem quiser ajduar pode entrar em contato com a Assad pelo (47) 9948 6071.