Escola se mobiliza contra o bullying

Projeto de conscientização foi desenvolvido na Mônica Sabel

Por

Trabalho envolveu os alunos do sétimo ano

Um projeto desenvolvido por alunos do sétimo ano da Escola Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda, teve como tema um importante e atual assunto: o bullying. O termo, inglês, é utilizado para definir atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, contra alguma pessoa. Estas "perseguições" acabam causando dor e angústia para as vítimas e foi isto que os estudantes quiseram prevenir.

O trabalho, coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Nilciléia Maria da Silva, iniciou com a leitura do livro "Extraordinário", da autora R.J. Palacio. O tema central da obra, claro, não podia ser outro: o bullying. O livro traz a história de August - um menino que nasceu com uma síndrome que lhe causou deformidade facial. Seu desafio é começar a frequentar uma escola e mostrar aos colegas que, apesat das cicatrizes, ele é um garotos como so demais. 

Depois da leitura e discussão da obra, os alunos tiveram a ideia de montar um teatro de fantoches, também abordando o assunto. Com o espetáculo estruturado, a peça foi apresentada para as turmas de 1º ao 5º ano da escola. "Decidimos apresentar o teatro para os alunos da educação infantil pois os estudantes consideraram que é nessa fase da vida que devemos plantar a sementinha e fazer com que o bullying não faça mais vítimas", explica a professora.