De Paladino à ameaça de cassação

Por Alexandre Melo (Interino)

Por

O Brasil é um país que produz heróis de papel. Quem, há cinco anos, iria imaginar que o ex-juiz da Lava-Jato e hoje senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) estaria ameaçado de perder o cargo que ganhou na legitimidade do voto? Pois é. A Justiça, a qual Moro fez carreira e nome, aceitou a denúncia contra o ex-paladino por calúnia contra o ministro do STF Gilmar Mendes. Na denúncia, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pede a condenação de Moro citando como agravantes que o suposto crime ocorreu contra funcionário público, na presença de várias pessoas e contra pessoa com mais de 60 anos. Se a Justiça concordar com o Ministério Público, Moro pode até ser preso após eventual processo. Na representação, o advogado de Mendes, Rodrigo Mudrovitsch, faz menção a uma reportagem da revista Veja. A revista publicou um vídeo em que o senador, em um evento social, respondeu a uma fala que menciona um possível “suborno” a alguém. Moro diz: “Não, isso é fiança... instituto... para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. Em nota o ex-juiz defende-se alegando que foram usados fragmentos do vídeo editado. E que não fez qualquer acusação contra Mendes.


Contas  

 As contas do Prefeito de Gaspar, relativos ao ano de 2021, estão disponíveis para acesso de qualquer cidadão no site no Tribunal de Contas do Estado (https://www.tcesc.tc.br), podendo, inclusive, serem questionadas. A informação é da Câmara Municipal de Gaspar. As contas permanecerão abertas por um prazo é de 60 dias a partir da publicação.


Sortuda

 Moradora do bairro Lagoa, em Gaspar, faturou o prêmio máximo - R$ 200 mil - no sorteio da Triamania do último dia 16 de abril. Os outros dois sortudos são de Balneário Camboriú e Indaial. Não é a primeira vez que um morador de Gaspar fatura essa bolada.


Correios prorroga

 As inscrições ao programa Jovem Aprendiz dos Correios 2023 foram prorrogadas até o dia 30 de abril. Estudantes de todo o país que tenham entre 14 e 21 anos de idade completos e cursem, no mínimo, o 9º (nono) ano do ensino fundamental podem participar. São 4.382 vagas, algumas delas para Gaspar, mais a formação de cadastro de reserva, disponíveis em todo o país. Do total das vagas, 10% são destinadas aos candidatos com deficiência, e 20% aos que se declararem pretos e pardos.


Áudio 3

 Um novo áudio passou a circular esta semana nas redes sociais. Desta vez, aparece o nome do segundo interlocutor. É o ex-secretário de Obras e Serviços Urbanos, que também ocupou a Secretaria de Planejamento no atual governo, Jean Alexandre do Santos. Deve também ser chamado a depor na CPI que investiga supostas irregularidades na obra da Rua José Rafael Schmitt. No mínimo, para responder se a voz é dele ou não


Drogas

 100 quilos de maconha em Lontras – pesada em uma farmácia – e 330 quilos de maconha em Biguaçu (BR-101). No total, quase 500 quilos apreendidos em uma semana. Na terça-feira foram 10kg de crack e 10kg de cocaína. O tráfico de drogas continua preocupante em Santa Catarina, que vai se tornando uma das rotas preferidas dos traficantes para a entrada da droga no Brasil.


Dia do Amigurumi

 A Círculo vai celebrar o Amigurumi Day com diversas ações para estimular ainda mais quem já pratica esta técnica e inspirar quem quer começar neste universo. No dia 25 de abril, das 15h30min às 21h30min a marca fará um evento on-line com transmissão no YouTube da empresa com muito conteúdo e ainda um lançamento: o Kit Amgurumi – Coleção Bosque Encantado com receita e todo o material necessário para a confecção de uma peça completa, com três opções: Fada Fauna, Duende Dunaz e Gnomo Baer. Todos eles têm o diferencial do fio de Amigurumi Glow, que brilha no escuro. A transmissão do evento on-line Amigurumi Day contará com bate-papo e workshops.


Pérolas da Política 3  

 Prefeito novato, recém havia assumido para o primeiro mandato numa pequena cidade do interior de Santa Catarina, quis logo de cara mostrar serviço na área da moralidade. Solicitou ao seu secretário de Finanças a lista dos salários dos servidores. E ao se deparar com o último da lista, soltou essa pérola: - Quem é esse tal de Total que ganha essa dinheirama toda, inclusive mais do que eu. Pode demitir, bradou o prefeito. Até explicar o que era Total na contabilidade foi difícil, mas o “home” acabou convencido.