Nova carga de vacinas já está nas regionais de saúde

São 80 mil doses da CoronaVac que chegaram ao estado neste domingo (7)

Por

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Doia Cercal / SECOM

A conta-gotas, mas as doses das vacinas contra o coronavírus continuam a chegar a Santa Catarina. Nesta fim de semana, mais 85 mil doses da CoronaVac chegaram a Florianópolis. Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o governo do estado projeta iniciar a vacinação de idosos com 90 anos ou mais, além de continuar a vacinar os trabalhadores da área da saúde.

Esta é a quarta remessa enviada ao Estado desde o dia 18 de janeiro, totalizando 298,1 mil unidades até o momento. Santa Catarina projeta vacinar, na chamada Fase 1 da Campanha Nacional de Vacinação, cerca de 500 mil pessoas, neste caso precisaria de 1 milhão do doses. A remessa de mais essa carga de vacina para as 17 regionais de saúde do Estado começou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (8). Somente depois que elas estiverem nas regionais da DIVE é que cada município vai saber exatamente quantas doses irá receber. A regional de Blumenau, onde está inserida Gaspar, atende a 14 municípios que integram a AMMVI e recebeu, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 4.480 doses, uma quantidade somente inferiro a Florianópolis e região metropolitana, que receberam 9.520 doses.

"Vamos repetir a fórmula de sucesso que já fizemos nas outras oportunidades, para uma distribuição rápida e eficiente. Todos os setores do Governo do Estado estão mobilizados para que a nossa campanha de vacinação contra a Covid-19 seja um sucesso", afirmou o governador Carlos Moisés da Silva.

Neste primeiro momento, apenas metade das doses recebidas neste domingo, um total de 42,5 mil, será encaminhada para as regionais. O repasse do restante ocorrerá dentro de duas a quatro semanas, o intervalo indicado entre a primeira e a segunda dose da Coronavac.

Motta Ribeiro esclarece que os trabalhadores da saúde e demais grupos continuarão sendo vacinados mesmo com o início de uma nova etapa, mas a prioridade nesse momento é a vacinação imediata de todos os idosos acima de 90.

"A recomendação é que os municípios iniciem a vacinação dos idosos imediatamente após o recebimento dessas doses e que seja dada prioridade a este público. Nosso objetivo é conseguir vacinar toda essa população, que é altamente vulnerável e que precisa ser protegida, até o fim da próxima semana", ressaltou o secretário.

Os municípios que ainda não finalizaram a primeira etapa vão continuar vacinando, dentro do limite de doses que o Estado recebeu até o momento, até que todos os trabalhadores de saúde sejam contemplados.

As doses estão sendo encaminhadas via terrestre para as centrais de Tubarão, Araranguá, Criciúma, Lages e Rio do Sul. Por volta das 7h30, a aeronave do Corpo de Bombeiros decolou para a região Oeste com destino às unidades de Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste. A previsão é que todas as doses cheguem até o meio-dia. As unidades da Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Blumenau e Itajaí farão a retirada na própria central estadual. Além do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a operação conta com o apoio das forças de segurança que realizam as escoltas.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, destaca a agilidade com que o Estado tem conseguido realizar a distribuição. "Mais uma vez, em um trabalho conjunto, vamos conseguir fazer a distribuição de todas as doses para as centrais regionais em um curto intervalo de tempo e iniciar o quanto antes a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais", afirma o superintendente.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Doia Cercal / SECOM