Ônibus é interceptado na BR-101com mais de 3 mil garrafas de bebidas contrabandeadas do Uruguai

Os responsáveis pela carga disseram que pretendiam vender as bebidas em São Paulo

Por Alexandre Melo

Maior parte da carga estava no compartimento de bagagens do ônibus

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de 3 mil garrafas de bebidas alcoólicas contrabandeadas do Uruguai. As mercadorias eram transportadas ilegalmente dentro de um ônibus interceptado por Policiais Rodoviários Federais em Araquari, no norte do estado, na tarde desta segunda-feira (25).

Ao vistoriar o compartimento de bagagens do coletivo, os policiais encontraram o carregamento de caixas de bebidas de diversas marcas, entre elas o Licor 43, que em sites especializados em venda online de bebidas é anunciada a R$ 230,00 a garrafa. Uma quantidade menor do produto também estava escondida no interior da cabine de passageiros, no chão do veículo, entre os assentos.

Os responsáveis pelo transporte — dois homens naturais do Rio Grande do Sul — informaram aos policiais que buscaram as bebidas na cidade gaúcha de Rosário do Sul e pretendiam revender o material em São Paulo.

Como as mercadorias estrangeiras foram introduzidas no país sem o pagamento dos devidos impostos alfandegários, a conduta configura o crime de descaminho, previsto no Código Penal Brasileiro. Além disso, segundo o Ministério da Fazenda, a cota mensal de bebidas importadas é de 12 litros por pessoa. Caso sejam condenados pelo Judiciário, os suspeitos podem pegar uma pena que varia de um a quatro anos de reclusão.

Os dois homens, de 30 e 18 anos, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Joinville, onde o caso foi registrado. O ônibus e toda a carga de bebidas alcoólicas foram apreendidos e serão destinados à Receita Federal para os procedimentos administrativos de perdimento dos bens.