Ambulância do SAMU é substituída depois de roubo e acidente na BR-470

Governo do Estado lamentou a ocorrência que envolveu um paciente em atendimento

Por Alexandre Melo

Depois de assumir a direção da ambulância, paciente acabou provocando acidente

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentou a ocorrência envolvendo um paciente e um veículo do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) no município de Ascurra, no Alto Vale do Itajaí, na madrugada de segunda-feira (22). 

“Repudiamos qualquer forma de violência contra os profissionais de saúde, que atuam diariamente para salvar vidas e atender a população. As providências já foram adotadas para garantir a continuidade do atendimento. Até a chegada da nova ambulância, prevista para terça-feira, os atendimentos seguirão sendo realizados por uma ambulância branca”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

De acordo com informações, o SAMU foi chamada para atender a um homem, de 22 anos, que estaria na residência de uma casa passando mal depois de ter ingerido bebida alcoolica e usado drogas. Durante o atendimento, o paciente, em visível estado de descontrole emocional, conseguiu se desvencilhar das contenções, agrediu a técnica de enfermagem e o condutor, assumindo o controle do veículo e provocando a saída de pista, seguida de colisão contra uma árvore, o que ocasionou a perda total da ambulância.

Os profissionais do Samu receberam o atendimento necessário, mas não se feriram com gravidade. O homem foi detido pela polícia e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que está providenciando uma nova viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o município de Ascurra, após a perda total. A substituição da viatura garantirá a continuidade do atendimento à população dos municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio.