De feminicídio com 38 facadas a homicídio por briga de trânsito. Veja como será a próxima semana no Tribunal do Júri de SC

Na Comarca de Brusque, um homem será julgado por tentativa de homicídio duplamente qualificado

Por Alexandre Melo

Doze Comarcas vão ter Tribunal do Júri na próxima semana


De 20 a 24 de outubro, diversas comarcas de Santa Catarina sediarão sessões do Tribunal do Júri para julgar crimes de alta gravidade e grande repercussão. Os acusados sentarão no banco dos réus para responder a crimes chocantes, que incluem feminicídio, homicídio triplamente qualificado e tentativa de chacina. A pauta inclui julgamentos em 12 comarcas, entre elas a de Brusque, onde um homem será julgado, em tese, por tentativa de homicídio duplamente qualificado.

De acordo com a denúncia, em 16 de novembro do ano passado, ele teria ido até a casa da vítima, no bairro Nova Brasília, arrombado a porta e desferido vários golpes de faca, atingindo-a na cabeça e nos ombros. A vítima conseguiu escapar e foi socorrida por vizinhos, que evitaram a sua morte. O crime teria sido motivado por um desentendimento ocorrido no dia anterior em um bar.

Leia mais: Bem-Estar Animal resgata cachorra e seis filhotes abandonados em Gaspar

Em Porto União, um homem será julgado por feminicídio e Estupro de uma mulher com deficiência intelectual. A vítima morreu com pelo menos 38 golpes de faca após sofrer violência sexual. O crime é qualificado como cruel e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.
Já em Lages, o réu será julgado por homicídio triplamente qualificado e dupla tentativa de homicídio. Em agosto de 2024, em um cruzamento movimentado da Avenida Dom Pedro II, um acidente de trânsito entre dois veículos resultou em uma breve discussão entre os condutores e passageiros. Após o desentendimento, um dos envolvidos, inconformado com a situação, teria sacado uma arma de fogo e efetuado oito disparos contra o veículo das vítimas.

Um dos ocupantes foi atingido na cabeça e morreu no local. Os outros dois passageiros escaparam ao se abaixarem durante os disparos. A ação foi considerada desproporcional, inesperada e motivada por razão fútil, além de dificultar qualquer possibilidade de defesa das vítimas. Além disso, os disparos colocaram em risco a vida de outras pessoas que estavam na via pública, inclusive motoristas e pedestres, dada a movimentação intensa no local.

Mais briga de trânsito

Em Palhoça, um homem também será julgado por tentativa de homicídio por causa de um acidente de Trânsito. O homem teria disparado contra o motorista depois que o veículo dirigido por sua esposa se envolveu num acidente de transita alguns dias antes. O julgamento acontece na terça-feira, dia 21.
Em Araranguá, no Sul do estado, um homem será julgado por homicídio qualificado e dupla tentativa de homicídio, além de furto.

O crime ocorreu em 2009, quando três acusados usaram a dissimulação para entrar em uma casa e atirar contra três moradores, matando um e ferindo gravemente os outros dois na cabeça. Em Jaguaruna, também no Sul do estado, uma mulher vai sentar no banco dos réus por homicídio duplamente qualificado. De acordo com a denúncia, ela teria envenenado seu ex-companheiro com inseticida misturado a um suco de laranja motivada por Ciúmes. A mulher não aceitava o fim do relacionamento.

Crimes com Armas de Fogo e Faca

Outros casos de tentativa de homicídio em Campo Erê (disparos contra motociclista), Mondaí (vítima levada ao interior e atingida por tiro por suposta perda de drogas), São Domingos (perseguição e múltiplos disparos em lanchonete) completam a semana de julgamentos.