Gaspar abre inscrições para curso gratuito sobre criação de abelhas sem ferrão
Com 14 vagas disponíveis, formação gratuita busca incentivar práticas sustentáveis e valorizar o papel das abelhas na agricultura e no meio ambiente
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de meliponicultura — técnica de criação de abelhas sem ferrão — voltado a produtores rurais maiores de 18 anos. A capacitação oferece 14 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados podem garantir a participação pelo WhatsApp (47) 3091-2040, enquanto houver vagas disponíveis.
Promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhota, o curso será ministrado nos dias 25 e 26 de novembro, das 8h às 17h, na propriedade Emerson Dorow, localizada na Estrada Geral Gaspar Alto, nº 13005, bairro Gaspar Alto.
A formação será conduzida por Luiz Celso Stefaniak e tem como objetivo capacitar produtores sobre técnicas de manejo, incentivar a sustentabilidade e destacar a importância das abelhas na polinização e na preservação ambiental. O conteúdo inclui temas como potencial da meliponicultura, segurança no manejo, castas da colônia, instalação do meliponário, cuidados com o ambiente, sanidade, legislação e aspectos da colheita e comercialização do mel e seus derivados.
De acordo com a Associação Brasileira de Estudos de Abelhas (ABELHAS), o Brasil abriga cerca de 250 espécies de abelhas sem ferrão. Em Gaspar, o interesse pela atividade vem crescendo. Somente neste ano, o município já promoveu outras duas capacitações: o 1º Encontro dos Criadores de Abelhas Sem Ferrão, realizado em agosto, no Gaspar Grande, e uma oficina teórico-prática em outubro, na Escola Professor Olímpio Moretto, que abordou montagem de iscas, captura, tipos de caixas, manejo e floradas importantes.
Leia mais:
Gaspar terá projeto inédito em Santa Catarina
Com novas regras, cemitérios se preparam para o Dia de Finados
