Alunos conhecem a rotina do JM
Visita fez parte de um projeto escolar sobre as relações étnico-raciais da Escola Agenor Zimmermann
A redação do Jornal Metas recebeu, na manhã desta terça-feira (21), a visita de três turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Arnoldo Agenor Zimmermann. Ao todo, 38 estudantes participaram da atividade, que teve como objetivo promover uma troca de experiências com a equipe do jornal e conhecer de perto o processo de produção das matérias, desde a apuração até a impressão do jornal.
A visita integra o projeto Educação para as Relações Étnico-Raciais, desenvolvido pela escola em parceria entre os professores de diferentes áreas do conhecimento. Como parte da proposta, os alunos estão produzindo um jornal escolar com foco em representatividade e atitudes antirracistas, reunindo artigos de opinião, entrevistas e charges que tratam da valorização da diversidade e do respeito às identidades. As docentes Aniely Bento, Karla Farias Muller e Elaine Aparecida da Silva acompanharam os alunos durante a visita ao jornal.
Durante a passagem pela redação, os estudantes conheceram o funcionamento interno do Jornal Metas, entenderam como é feita a apuração e redação das notícias, além de conhecerem os bastidores da produção do impresso.
Opiniões
Para Flávia Oliveira, estudante e integrante do Grêmio Estudantil, a experiência foi enriquecedora. “Foi bem interessante. Nunca imaginei que houvesse tanta coisa por trás daquilo que lemos. Com certeza vai ser bem importante ter essa experiência para a construção do nosso trabalho”, afirmou. A também integrante do Grêmio, Yasmin Franzosi Flach, destacou que o contato direto com a rotina jornalística trouxe uma nova perspectiva sobre o tema. “Nós somos de uma geração que não teve tanto contato com o jornal impresso, então conhecer a estrutura por trás, saber como é feito e entender os processos foi muito interessante”, completou.
