Blumenau incentiva o empreendedorismo em todas as idades com ciclo de palestras

Iniciativa da Prefeitura inspira estudantes e idosos a transformar criatividade em fonte de renda

Por Daniel Nogueira

Mais de 160 pessoas já participaram dos encontros, que seguirão em 2026

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem provando que empreender não tem idade. Desde agosto, o município promove um ciclo de palestras e oficinas voltadas a estudantes e idosos, com o objetivo de inspirar e capacitar o público a transformar ideias criativas em oportunidades de renda e impacto social.

As atividades já alcançaram mais de 160 participantes, entre alunos do 8º e 9º anos das escolas municipais e integrantes dos grupos da Pró-Família, incluindo adolescentes e idosos. Em cada encontro, os participantes tiveram contato com histórias inspiradoras, experiências reais e orientações práticas sobre como tirar projetos do papel e desenvolver o espírito empreendedor.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walfredo Balistieri, a proposta vai além da abertura de negócios. “Empreender é encontrar soluções para o dia a dia, gerar impacto positivo e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Por isso, mais do que falar sobre como abrir um negócio, a iniciativa estimula novas formas de pensar, criar e fazer a diferença”, destaca.

O último encontro do ano aconteceu nesta quinta-feira (13), na Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, mas o sucesso da ação já garantiu sua continuidade em 2026. O prefeito Egidio Ferrari reforça que o empreendedorismo é um valor que deve ser cultivado em todas as fases da vida. “O empreendedor é aquele que acredita na própria capacidade de inovar e construir o futuro, em qualquer fase da vida. Blumenau é reconhecida pelo empreendedorismo, e queremos tanto estimular esse potencial nas novas gerações quanto valorizar a sabedoria de quem já viveu muito. Isso é investir numa cidade inovadora para todos”, afirma.