Big Brother na Oktober garante segurança em dia de pavilhões lotados
Festa bateu o recorde de público em 40 edições, com mais de 80 mil pessoas ingressando no Parque Vila Germânica num único dia
O fim de semana foi de recorde na 40ª Oktoberfest de Blumenau. No sábado, dia 18, as catracas de acesso ao evento germânico registraram o maior público da história da festa num único dia: 81.277 pessoas circularam no Parque Vila Germânica. O recorde anterior era de 20 de outubro de 2018, quando 73.678 pessoas participaram da maior festa alemã das Américas.
Já na noite de sábado, toda a carga máxima de 40 mil ingressos foi vendida e as bilheterias precisaram ser fechadas, pois a capacidade simultânea de público dentro do Parque Vila Germânica é de 40.800 pessoas, incluindo o novo espaço do Ginásio Galegão.
E para que todo esse público pudesse se divertir com segurança, a organização da Oktoberfest montou um verdadeiro Big Brother com o reforço de 65 câmeras de vigilância, instaladas no Empório do Parque Vila Germânica, chegando a um total de 410 equipamentos de videomonitoramento espalhados por toda a área da festa. As novas câmeras não têm a tecnologia de reconhecimento facial, mas são consideradas pela organização muito úteis para acompanhar o movimento numa determinada área.
“Essa é uma integração inédita, que vem reforçar ainda mais a nossa segurança. Precisamos de um tempo para que pudéssemos incluir essas câmeras no nosso sistema, o que mostra o nosso compromisso em manter com que a Oktoberfest continue sendo reconhecida como a festa mais segura do país”, disse o presidente da Comissão de Segurança da festa, Alexandre de Vargas.
A Oktoberfest Blumenau conta com uma robusta central de monitoramento, que utiliza 330 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial. A operação só foi possível por conta da parceria com empresas de segurança e comunicação. A vigilância inclui ainda drones e 13 totens de emergência posicionados em pontos estratégicos do entorno do Parque Vila Germânica.
Leia também: Exposição no Mausoléu Dr. Blumenau mostra trajes da realeza da Oktoberfest
A Polícia Militar está disponibilizando um efetivo de mais de 100 policiais por turno nos dias de maior movimento, realizando patrulhas internas e externas. Todas as noites, a Comissão de Segurança se reúne para fazer um balanço das ações e ajustar pontos que precisam ser melhorados.
O trabalho é contínuo e não tem dado trégua às pessoas que estão indo ao Parque Vila Germânica com outra intenção, que não a de se divertir. Celulares roubados já foram recuperados e antes mesmo da sangria do primeiro barril de chope as câmeras de segurança com reconhecimento facial identificaram um homem com mandado de prisão em aberto e, rapidamente, ele foi abordado, preso e encaminhado para o
posto da polícia civil que funciona dentro da área da festa com 26 agentes.
Em seguida, o homem foi levado para a Delegacia Regional de Polícia, e de lá recambiado para o Presídio Regional. A estrutura de segurança da Oktoberfest conta ainda com 10 agentes da Polícia Penal e 5 da Polícia Científica. A organização contratou ainda 250 vigilantes e 15 seguranças privados especializados.