Capital catarinense da lingerie

Ilhota é sempre lembrada no Brasil pelo destaque no comércio de moda íntima e praia

Por

A  fama de capital da lingerie e da moda íntima já ultrapassou o Vale do Itajaí. Ilhota é conhecida em todo país pela produção e venda destas peças. Sabendo da concentração de lojas do segmento e da movimentação de compradores pela cidade, Cleomar Roberto Alves Rinques percebeu a oportunidade de abrir no local um ponto de revenda da marca Gimara, produzida em Tubarão. “Quando viemos para cá, a ideia era divulgar a marca ainda pouco conhecida na região embora já tenha mais de 20 anos. Estamos conseguindo cumprir o objetivo, que era divulgar a marca e atender o atacadista e o varejista”, ressalta. A marca é revendida nas duas lojas do Mercadão da Lingerie, sendo que Cleomar gerencia uma delas.
Há quase quatro anos ele está no município e conta que já vendeu mercadoria para vários locais do Brasil, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Rondônia e Roraima. Ele comenta que a cidade tem uma posição geográfica privilegiada para a marca, pois a maior parte de suas vendas é para a região Sul e São Paulo. No pouco tempo em que estão em Ilhota, ele percebe o quanto a marca passou a ser conhecida e reconhecida pelos compradores.
De acordo com Maria Liliane Ferracioli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhota, o título de cidade da lingerie foi dado a Ilhota assim que a indústria estourou no município. Um prefeito da época fez a divulgação em televisão e trabalhou o marketing para promover a cidade. “O mérito do crescimento do setor é dos empresários, que batalham por conta própria. Temos muitas lojas lindas, que crescem sem incentivo público. E agora, depois de uma pausa de quase cinco anos, voltamos a exportar”, conta Liliane. Hoje, as lingeries e peças de moda praia produzidas em Ilhota podem ser encontradas na Itália, Espanha e Argentina.
Dos problemas ainda encontrados no setor, ela cita dois: a falta de mão de obra (principalmente costureiras) e de união entre os empresários. Em seu cotidiano de trabalho na associação, ela sente falta de um entrosamento maior entre os empresários para que a associação possa crescer mais. Liliane afirma que o turismo de compras é a principal atrativo de Ilhota e, embora haja indústrias de outras áreas, as empresas de lingerie e a moda praia são as que mais empregam no município.