Arte para a comunidade de Ilhota

Por

Desenvolver um talento nato ou então aprender a tocar um instrumento ou pintar são oportunidades oferecidas aos moradores de Ilhota.

A Fundação Cultural José Izidro Vieira traz cursos de pintura em madeira, vidro e tecidos, além de aulas de violão e teclado - todos eles gratuitos para os moradores de Ilhota. As inscrições estão abertas para fechar turmas no centro, Baú e Pedra de Amolar, sendo que há uma programação diferente em cada um destes bairros. Os cursos de artesanato, por exemplo, estão disponíveis apenas no centro da cidade, o que deve mudar em breve. 
 
De acordo com o responsável pela organização dos cursos, João Carlos Maba, a Fundação está em busca de professores que possam levar as aulas a outros bairros da cidade. As inscrições seguem até que todas as turmas estejam fechadas e podem ser feitas na própria entidade, com exceção das aulas de música para os bairros da margem esquerda, que devem ser feitas diretamente com o professor Cristiano Vale. Além disso, no mês de abril serão abertas inscrições para um curso básico de fotografia.
 
Quanto à música, já há uma turma de violão fechada no bairro Missões, onde as aulas acontecem nas noites de segunda-feira. Quem mora no centro e deseja aprender a tocar violão ou teclado ainda consegue se inscrever na fundação. No centro, as aulas musicais acontecem nas noites de sexta-feira. O artesanato - por enquanto restrito ao centro - conta com diversos horários. Na inscrição, o aluno pode se informar melhor sobre os horários e escolher aquele que esteja de acordo com seus horários disponíveis. Há aulas de artesanato nas noites de segunda-feira, tardes de sexta-feira e também na manhã, tarde e noite de quinta-feira.
 
A Fundação acredita que há apenas benefícios em oferecer à população oficinas deste tipo. Feitas como uma forma de entretenimento ou com objetivos financeiros, as aulas  devem atrair bastante gente. “Nas aulas, as alunas podem aperfeiçoar suas técnicas. Muitas vezes elas já possuem algum conhecimento em um determinado tipo de pintura, porém não têm a técnica e para isso procuram as aulas. Assim, elas conseguem ter um maior domínio sobre o trabalho que fazem e até podem trnasformas o que aprenderam em fonte de renda”, conclui João.