Transporte intermunicipal é alvo de reclamações

Entidades empresariais se uniram para pedir melhorias no serviço prestado

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Associados da ACIG, CDL e Ampe Gaspar/Ilhota se uniram para solicitar, via associações, ao poder público condições mais adequadas da prestação de serviço da empresa responsável pelas linhas de ônibus que ligam a cidade a outras da região.
Somente em uma das maiores empresas de Gaspar, cerca de 40% dos colaboradores que utilizam transporte público dependem das linhas intermunicipais.
“Fomos acionados por alguns de nossos associados sobre essa questão das dificuldades enfrentadas no transporte intermunicipal. O problema afeta a produtividade das empresas locais e como entidade facilitadora e mediadora entre a comunidade e o poder público, entendemos que algumas medidas precisam ser tomadas para a prestação de serviço de qualidade”, diz Edemar Enio Wieser, presidente da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), que encabeça o ofício entregue à prefeitura. Segundo os usuários, o ponto crítico do serviço ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, com constantes quebra de veículos, falta de cumprimento nos horários e superlotação em horários de pico. Em março, de acordo com informações repassadas pela Viação Verde Vale, responsável pelo serviço, os ônibus passaram por manutenção. “As ocorrências envolvendo quebra de veículos diminuíram, mas a situação ainda está longe de ser a ideal. O número de ônibus continua sendo insuficiente e toda a situação tem gerado insegurança para a comunidade. Temos colaboradores que não sabem que horas vão poder chegar no seu destino, seja no trabalho ou em casa. A instabilidade do serviço também gera despesa extra, pois muitas vezes, para fazer cumprir seu compromisso, o usuário precisa utilizar de outros meios de transporte, como aplicativos, por exemplo”, comenta Antônio Schmitt, da área de Recursos Humanos de uma empresa afetada.
Contraponto
Procurada pela reportagem, o representante da Verde Vale, Rodrigo Bogo, entende que existe uma reclamação infundada de excesso de lotação, mas a empresa vem monitorando a situação. “Logicamente, a partir do momento em que o número de passageiros exceder a capacidade nominal do veículo, vamos providenciar outros ônibus”, afirmou. Ele argumenta que existe uma confusão entre excesso de lotação e passageiros em pé, o que para o transporte público é permitido até o limite do veículo que é estipulado pelo SIE- Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade.
Quanto aos problemas de atrasos, Bogo culpa o trânsito. “Estamos buscando todos os meios possíveis para tentar minimizar ao máximo para que os usuários não sejam penalizados”, finalizou.
Bogo enviou também a tabela de horários da Verde Vale. De segunda a sexta-feira, a Verde Vale oferece, diariamente, 19 horários de Blumenau a Gaspar e vice-versa. Já de Blumenau para Ilhota são 14 horários. Há, ainda, uma linha que chega três vezes por dia ao Baú, em Ilhota. Confira abaixo.