Aulas retornam nesta quarta-feira (8) com muitas novidades
Quase 14 mil estudantes, do ensino público e privado retornam para as salas de aulas para o início de mais um ano letivo. A rede municipal, investimentos superam R$ 20 milhões
A partir desta quarta-feira, dia 8, o cenário da cidade muda com a volta às aulas. São quase nove mil alunos da rede municipal e quase cinco mil estudantes da rede estadual que retornam para as salas de aula de Gaspar. Para os professores, a volta aconteceu antes, no dia 1º de fevereiro. Durante toda a semana, mais de mil profissionais da educação participaram da Semana Pedagógica, com oficinas socioeducativas e momentos de formação que tem como principal intuito promover reflexão acerca da prática didática e construção do saber, com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e bem estar social de toda a comunidade escolar.
Além disso, desde o ano passado a rede municipal passa por algumas transformações importantes tanto em infraestrutura quanto em inclusão de tecnologia no dia a dia dos estudantes. Das 32 unidades de ensino municipais de Gaspar, seis recebem readequações na infraestrutura, como a EEB Norma Mônica Sabel, com a execução de obras de reforma e ampliação; EEB Luiz Franzoí, com a construção de um Centro Poliesportivo; reforma e ampliação na EEB Profº Vitório Anacleto Cardoso; o CDI Sônia Gioconda Beduschi recebe uma nova área de lazer; o CDI Deputado Francisco Mastella está com obras de ampliação e; por fim, segue a construção do maior CDI de Gaspar, o CDI Nelson Alexandre Bornhausen, que pretende atender 365 crianças em período integral. Ao todo, são R$ 23 milhões em investimentos na educação do município.
O secretário de Educação de Gaspar, Emerson Antunes, destaca que as obras têm o objetivo de tornarem as escolas mais modernas e voltadas à tecnologia. “Boa parte das nossas unidades estão recebendo muitas benfeitorias, algumas de grande monta, como no caso da Norma Mônica Sabel, mas temos obras grandes na Escola Vitório Anacleto, na Luiz Franzói. A Escola Dolores Krauss nós vamos reinaugurar nos próximos dias, os CDIs estão com muitas obras. É bastante trabalho na infraestrutura, tudo para que a gente possa entregar para os nossos alunos e aos nossos profissionais estruturas adequadas e minimamente conectadas com a realidade do ensino atual. Nós vamos ter muita tecnologia no ensino nos próximos anos e essas escolas já estão sendo preparadas para esse tipo de prática pedagógica”, enfatiza o secretário.
O grande exemplo dessa transformação é a Escola Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda. Ela será a primeira escola referência em tecnologia de Gaspar, isso porque o educandário, que atende mais de 700 alunos, terá laboratório de robótica, laboratório de ciências, salas de informática, além de professores capacitados para o ensino com tecnologia. “Essa escola recebeu toda uma adequação da estrutura física, ganhou um laboratório de ciências, está ganhando um laboratório de robótica, tem um auditório todo reestruturado, uma biblioteca toda reestruturada e essa é a parte física, mas a parte mais importante para a Norma Mônica Sabel é ser uma escola tecnológica de formação da mão de obra. Os professores estão sendo capacitados, todos eles vão ter a oportunidade de serem certificados pela Google como professores especialistas na área de tecnologia. São três níveis de certificação internacional e, aí sim, os alunos poderão ter aulas ambientadas com a tecnologia. Vai ser bastante transformador, bastante disruptivo e o que começa na Norma é algo que vai ser transportado para toda a rede municipal de educação”, garante Antunes.
O educandário está passando pela readequação há cerca de um ano e a previsão é de os trabalhos acabem no final de março/início de abril. A diretora da escola, Maria Rogéria da Silva, afirma que os alunos ficaram surpresos quando retornarem. “Nesta quarta-feira os alunos voltam, nós já voltamos, a gestão, no dia 20 de janeiro, os professores no dia 1º de fevereiro, tivemos uma semana pedagógica bem produtiva e agora os professores estão arrumando as salas com carinho, preparando o acolhimento aos estudantes e este ano eles terão uma visão bem diferente. Nós temos quase 700 alunos e eu penso que o pior da obra já passou. A quebra de paredes, demolição, poeira, muito barulho, então agora estamos quase chegando ao final da obra, com a escola toda melhorada, bonita e nós aguardamos todos os nossos estudantes para a volta às aulas, do 1º ao 9º ano”, finaliza a diretora.
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EMERSON ANTUNES
Jornal Metas: As aulas retornam nesta quarta-feira mesmo com algumas escolas passando por reformas?
Emerson Antunes:Sim, todas as nossas unidades voltam. Boa parte das escolas já estavam em obras no decorrer das aulas no ano passado. É verdade que causa algum transtorno, que causa algum barulho, mas é necessário. A gente sabe que ao final do transtorno vamos entregar para a comunidade a estrutura adequada aos nossos alunos.
JM: Como estão os preparativos da secretaria de Educação para o início do ano letivo?
Secretário: Nós estamos bastante empolgados. Ontem [6] tivemos a abertura do ano letivo em um evento no Bela Vista, com todos os professores. Vai ser um ano com muita formação e atualização para os nossos professores. O material humano vai receber ainda mais atenção do que a parte de infraestrutura. Tem a parte visível, da obra, a parte que tem inauguração, mas o investimento no material humano, na capacitação e na valorização do professor, é o grande diferencial que faz a educação de trilhar esse caminho da busca da excelência.
JM: Projetos como Google for Education, Conexão 180° e tantos outros que nós vimos no ano passado permaneceu em 2023?
Secretário:Esse ano a gente trabalha mais forte ainda no projeto com a Google. Nós esperamos ser a primeira cidade referência em tecnologia em Santa Catarina. A escola Norma Mônica Sabel provavelmente será a primeira escola referência da nossa rede pública, mas o objetivo é trabalhar a rede toda, transformando toda a rede em referência em tecnologia. Paralelo a isso a gente vai ter o projeto com a Apple novamente, o Conexão 180°, que é esse projeto que cria diagnósticos para nós da qualidade da educação, temos um desafio muito grande esse ano que é a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Gaspar persegue um bom resultado para que a gente possa ter um Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) condizente com a realidade da cidade. É um ano repleto de desafios e a gente só vai conseguir porque temos um time muito bom de professores cuidando das nossas crianças, atendendo a educação em Gaspar.
?