Vacinação contra gripe começa neste sábado, dia 23

Em Gaspar, onze unidades de saúde vão estar abertas para aplicar a dose

Por

Pessoas pertencentes aos grupos prioritários já podem ir a uma unidade de saúde de Gaspar para tomar a dose única da vacina contra a gripe. A partir deste sábado, dia 23, começa oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, onze unidades de Estratégias Saúde da Família (ESFs) estarão com as salas de vacinas abertas das 8 às 16h. Na segunda-feira, dia 25, a vacinação acontecerá em todas as ESFs com salas de vacina, permanecendo até dia 31 de maio das 8 às 12h e das 13h às 16h, durante a semana. O prorrogação da campanha de vacinação depende do Ministério da Saúde, mas isso tem acontecido nos últimos anos em função da baixa adesão. 
Num primeiro momento, vacina será liberada apenas para os grupos prioritários (confira lista abaixo). A imunização tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus. Para receber a dose, as pessoas devem apresentar a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação.

Os portadoras de doenças crônicas devem comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica. Já as pessoas dos grupos de profissões previstas precisam comprovar a ocupação profissional com crachá, contracheque ou outros documentos que possam identificar o trabalhador. Além da vacinação, haverá ações em prol da saúde da mulher, com coleta de preventivo, testes rápidos, mutirão de colocação de DIU (pré–agendado) e demais orientações de saúde.


Tire suas dúvidas (fonte: gerente da Rede de Frio do DF, Tereza Pereira à Agência Brasil), 

Meu filho teve dengue recentemente, ele pode tomar a vacina contra a gripe?

Pode, sim, desde que já não tenha nenhum sintoma da dengue. Se ele teve covid-19 e pretende tomar a vacina contra essa doença, é necessário esperar 30 dias; se teve dengue e quer se imunizar contra a dengue, é necessário esperar seis meses; se teve covid-19 e pretende tomar a vacina da dengue, basta aguardar a remissão dos sintomas; e se teve dengue recentemente e pretende se imunizar contra a influenza, é necessário esperar a remissão dos sintomas também.

Estou com suspeita de síndrome respiratória. Posso tomar vacina?
A nossa orientação é que as pessoas com síndrome respiratória aguardem a remissão dos sintomas para poder tomar a vacina contra a influenza para que não se confunda a doença com eventual reação do imunizante.

Tomei a vacina no ano passado. Devo tomar neste ano?
Sim, você deve tomar. Todo ano, as vacinas vêm com cepas diferentes. Em 2024, as cepas H1N1 e a H3N2 da imunização sofreram alterações. Isso significa que o cidadão imunizado estará protegido com uma vacina mais atualizada para combater esses vírus.

Quais são os efeitos colaterais mais comuns?
As reações que podem afetar uma pessoa recém-imunizada são: febre, dor no corpo e no local da aplicação e mal-estar. A previsão é que esses sintomas desapareçam em 24h. Caso esses indícios ultrapassem mais de 48h, a recomendação é que procure uma UBS mais próxima para avaliação do quadro.


?Bariátricos, diabéticos e hipertensos fazem parte do grupo prioritário?
Quem fez cirurgia bariátrica recentemente e ainda se encontra no quadro de obesidade, pode, sim, se vacinar. Diabéticos também estão aptos a receberem a dose. Já quem é hipertenso somente terá direito a receber a vacina, neste primeiro momento, caso tenha algum problema cardiovascular associado. Para comprovar a condição, o cidadão deve se dirigir à UBS com um relatório médico, receita de medicamentos ou cartão de acompanhamento em alguma unidade de saúde

Quem não pode tomar a vacina?

Pessoas que tem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal, portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré não devem receber a vacina. Recomenda-se também não aplicar a dose em bebês com menos de seis meses. 


?As unidades de Saúde abertas neste sábado são: 

  1. Belchior, 
  2. Margem Esquerda II, 
  3. Figueira, 
  4. Barracão, 
  5. Santa Terezinha, 
  6. Coloninha, 
  7. Bela Vista, 
  8. Gasparinho, 
  9. Gaspar Grande, 
  10. Margem Esquerda I
  11. Centro.

 

Quem já pode tomar a dose da vacina:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias)
  • ?Trabalhador da Saúde
  • ?Gestantes
  • ?Puérperas
  • ?Professores do ensino básico e superior
  • ?Povos indígenas
  • ?Idosos com 60 anos ou mais
  • ?Pessoas em situação de rua
  • ?Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • ?Profissionais das forças armadas
  • ?Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas independentemente da idade
  • ?Pessoas com deficiência permanente
  • ?Caminhoneiros
  • ?Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
  • ?Trabalhadores portuários
  • ?População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas


?