Dia de votação com chuva em Gaspar

Frente fria traz instabilidade para todo estado

Por Alexandre Melo

A chuva deve continuar, no mínimo, por mais 72 horas. A partir de terça-feira, o tempo começa a melhorar

Santa Catarina volta a registrar mudança no tempo com a formação e o avanço de uma nova frente fria que traz muita chuva a partir da noite deste sábado (3). As primeiras instabilidades devem começar pelo Grande Oeste e, ao longo das horas, se espalhar para as demais regiões do estado. O domingo, dia de votação, começa com muita chuva mas, segundo a meteorologia, a chuva dá uma trégua no período da tarde e o tempo permanece instável.

Risco de temporais

De acordo com a previsão, as condições permanecem favoráveis à ocorrência de temporais em todas as regiões de Santa Catarina, com chuva forte e episódios de granizo em pontos isolados.

Além da precipitação volumosa, também há chance de rajadas de vento e descargas elétricas, mantendo o alerta para transtornos e ocorrências em áreas urbanas e rurais. A orientação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo e adotar cuidados preventivos durante a passagem das instabilidades.

Possíveis impactos exigem atenção da população

Com a combinação de chuva intensa, vento e granizo, o fim de semana tende a exigir atenção redobrada da população e dos órgãos de defesa civil. Em situações de temporal, é importante evitar áreas alagadas, proteger objetos soltos e buscar abrigo seguro longe de árvores e fiações.

Em caso de ocorrências, como alagamentos, destelhamentos ou queda de energia, a recomendação é acionar os canais de emergência e seguir as orientações das autoridades locais até a melhora das condições do tempo.