Trabalhadores do transporte coletivo de Gaspar entram em estado de greve

Em assembleia, no último sábado, trabalhadores da Expresso Presidente aprovaram o Estado de Greve e aguardam posicionamento da Prefeitura e empresa

Por Alexandre Melo

Em assembleia, no sábado, 15, a categoria decidiu entrar em estado de greve

Os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Gaspar aprovaram, no último sábado (15), o estado de greve diante da falta de avanços na negociação coletiva com a Expresso Presidente. A categoria afirma que a empresa não cumpriu os prazos assumidos ao longo da discussão e que a proposta apresentada chegou apenas um dia antes da assembleia.

De acordo com o sindicato, a contra-proposta contemplou somente dois pontos entre mais de 80 reivindicações, o que foi considerado insuficiente pelos trabalhadores. A mobilização ocorre em meio ao impasse sobre a convenção coletiva e ao avanço limitado nas tratativas sobre salários e condições de trabalho.

Notificação à empresa e à prefeitura

A decisão foi formalmente comunicada à empresa e à Prefeitura de Gaspar na manhã desta segunda-feira (17). A categoria destaca que a data-base é 1º de julho e que a negociação deve considerar a Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027, aprovada em Blumenau.

Ameaça de greve

Com a notificação, passa a valer o prazo legal de 72 horas, que expira na quinta-feira, dia 19. Após esse período, o Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo de Blumenau e Região (Sindetranscol ), que representa os trabalhadores do transporte coletivo da região, alerta que podem ocorrer protestos e até a paralisação do transporte coletivo na cidade, caso não haja avanço nas tratativas entre empregados e empregadores.

O Sindetranscol afirma, ainda, que mantém a proposta de uma solução negociada e afirma que a categoria permanece mobilizada.

Prefeitura se posiciona

Em nota enviada à redação do Jornal Metas, a Prefeitura de Gaspar informa que foi oficialmente notificada nesta segunda-feira (17) sobre a decisão dos trabalhadores do transporte coletivo urbano e diz que vem acompanhando de perto a situação e aguarda as deliberações entre o Sindicato e a empresa Expresso Presidente, responsável pela operação do transporte coletivo.

"A Prefeitura reforça que acompanha as negociações e permanece atenta aos possíveis desdobramentos, especialmente em relação à continuidade e à regularidade do serviço de transporte coletivo no município", conclui.