Gaspar dá passo decisivo para a construção do novo Quartel da Polícia Militar
Obra vai ter recursos de emenda parlamentar do deputado Gilson Marques
Solenidade com autoridades civs e militares
O anúncio oficial ocorreu na sala de eventos da JBS/Seara, ao lado do Restaurante Questão de Gosto, e reuniu lideranças militares e civis. Entre os presentes estavam o Coronel Ronaldo da Silva Cruz, Comandante do 7º CRPM; o Tenente-Coronel Pedro Carlos Machado Junior, Comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Brusque; e o Major Eduardo João Steil, Comandante da 2ª Companhia da PM de Gaspar.
A esfera civil foi representada pelo prefeito Paulo Koerich, pelo vice-prefeito Rodrigo Althoff, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ciro André Quintino, e lideranças empresariais como Eduardo Deschamps (ACIG) e Neuza Tomio (CDL).
Segurança como Prioridade Regional
Para o deputado Gilson Marques, o investimento é uma resposta proporcional à relevância de Gaspar no contexto estadual. "Gaspar é uma referência no Vale do Itajaí. Não faz sentido uma cidade que contribui tanto com impostos não ter o retorno necessário em estrutura de segurança", afirmou o parlamentar, ressaltando que o pedido foi um pleito unânime entre empresários, comunidade e a própria corporação militar.
Quanto aos prazos, Marques explicou que o recurso foi previsto no orçamento do ano passado, com expectativa de liberação até julho deste ano por conta do calendário eleitoral. "A partir daí, enfrentamos a burocracia interna de projetos e alvarás. Vencidas essas etapas e com a liberação da Caixa Econômica, acredito que a obra inicie em até dois anos", projetou.
Fim de uma defasagem histórica
O Tenente-Coronel Pedro Machado Junior, que já comandou a Companhia Militar de Gaspar, celebrou a conquista como o "coroamento de uma luta de anos". Segundo ele, a estrutura atual não atende mais à evolução da PM na cidade. “É um trabalho que vem sendo feito há muitos anos, por outros comandantes que passaram pela cidade de Gaspar, pelas associações empresariais que vem brigando por uma nova sede para a PM e o anúncio de hoje vem coroar essa luta”, afirmou. Pedro Machado lembrou que a polícia militar de Gaspar cresceu, evoluiu, se desenvolveu e hoje merece uma nova sede. "Hoje, os nossos policiais militares estão em um local que não condiz com a realidade da cidade e da polícia militar, uma sede antiga, defasada, a nova sede vai dar condições ao policial descansar para depois exercer melhor o seu trabalho nas ruas", enfatizou.
O Major Eduardo João Steil complementou citando carências críticas da unidade que comanda atualmente, como a falta de salas de atendimento, banheiros femininos adequados e locais para treinamento. Eduardo também disse que o novo quartel vai trazer outros benefícios para a corporação como mais equipamentos e efetivo. O comandante adiantou que, até o começo do próximo semestre, 17 novos policiais militares serão incorporados à Companhia, embora ainda sem o novo quartel. Mesmo com todas as limitações de estrutura, o comandante destacou os bons índices de produtividade da corporação e resumiu numa frase: "Hoje fazemos mais com menos”.
Visão de futuro: de Companhia a Batalhão
O prefeito Paulo Norberto Koerich reafirmou o compromisso do seu governo em acelerar os trâmites burocráticos que cabem ao município. Ele revelou, ainda, o desejo de elevar a categoria da unidade para Batalhão da Polícia Militar de Gaspar, o que irá trazer uma série de benefícios à PM e comunidade gasparense. "A cidade cresceu e o efetivo também. Além da nova sede, buscamos esse reconhecimento hierárquico, que trará mais autonomia e segurança para a PM e a população", afirmou Koerich. O prefeito destacou ainda o investimento municipal em frota. De acordo com o chefe do executivo, em 2025 foram entregues três novas viaturas e outras três serão destinadas ainda este ano, com recursos municipais.
União de Forças
O papel das entidades empresariais (ACIG, AMPE e CDL) foi importante para o sucesso do projeto do novo quartel. Eduardo Deschamps, presidente da ACIG, destacou a força do associativismo: "É o momento em que mostramos a união da comunidade em prol de elencar prioridades, a classe empresarial participando de maneira unida, onde a gente sabe o que a cidade precisa e organiza essa comunicação junto ao poder público, firme e reiterada. Neste momento, estamos tendo a sinalização para o atendimento de uma demanda muito importante para a cidade, que sem dúvida vai melhorar a nossa segurança pública", finalizou.