Casa das Oficinas reabre matrículas

Todas as atividades oferecidas são gratuitas

Por Kassiani Borges

Casa das Oficinas está em um novo espaço desde 2025

Com o objetivo de garantir a continuidade das atividades culturais no município, a Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Cultura, abre o período de rematrículas para as oficinas gratuitas oferecidas na Casa das Oficinas Culturais Dagoberth Günther. O atendimento ocorre nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 8h30 às 11h, das 13h30 às 16h30 e das 18h às 21h30, no próprio local.

Para efetuar a rematrícula, o aluno deve comparecer presencialmente à unidade, situada na Rua Dr. Nereu Ramos, nº 122, bairro Coloninha, e apresentar documento de identidade. As matrículas para novos alunos estarão disponíveis nos dias 23 e 24 de fevereiro, seguindo o mesmo procedimento.

As oficinas disponíveis para rematrícula são as de Mosaico, Cerâmica, Desenho, Bonecas, Biscuit, Patchwork, Pintura em Tela, Arte com Fios, Iniciarte, Teatro, Jazz, Baby Class, Ballet Juvenil, Dança Criativa, Dança Contemporânea, Canto, Violão, Teclado, Coral e Sopro.

Para a secretária de Educação, Andreia Symone Zimmermann Nagel, a Casa das Oficinas é um espaço de valorização e democratização da arte. “A Casa das Oficinas tem um papel fundamental no cenário cultural de Gaspar. É aqui que descobrimos grandes talentos e promovemos o acesso à arte de forma democrática. Temos orgulho desse espaço, que contribui para o desenvolvimento sociocultural e educacional, complementando a formação dos estudantes e também enriquecendo a vivência cultural da comunidade local”, destaca Nagel.

Em um novo espaço desde outubro de 2025, o espaço atende cerca de 520 alunos, distribuídos entre 150 nas oficinas de Artes Visuais, 170 em Música, 150 em Dança e 50 em Teatro. Com a ampliação da estrutura física, a expectativa é ampliar a oferta para mais de 550 vagas ao longo deste ano, distribuídas entre as diferentes modalidades.