Júri da capital condenou 65 réus por crime contra vida em 2025
Outros 21 foram absolvidos; 12 foram desclassificados e acabaram julgados por juiz togado; e um que, mesmo condenado, foi considerado inimputável
Com a realização de 76 sessões ao longo do ano passado, a Vara do Tribunal do Júri da comarca de Florianópolis julgou 99 réus por crimes dolosos contra a vida. As estatísticas revelam que, deste grupo, 65 foram condenados (75%) e 21 absolvidos (25%). Por ser uma instituição prevista na Constituição Federal que garante a participação popular, a decisão dos jurados no Tribunal do Júri é soberana.
O Tribunal detém competência exclusiva para julgar crimes dolosos contra a vida, como homicídio, auxílio ou instigação ao suicídio, infanticídio e aborto. Embora a sessão seja presidida por um magistrado, o veredito cabe ao Conselho de Sentença — formado por sete cidadãos de conduta ilibada — após os debates entre o Ministério Público e a defesa.
Calendário 2026
Para 2026, já estão agendadas 15 sessões na comarca da Capital. Os trabalhos começam no dia 3 de fevereiro, com o julgamento de um homem acusado de tentativa de homicídio contra seu vizinho. O crime ocorreu em fevereiro de 2024, no bairro Monte Cristo, quando a vítima, um idoso de 83 anos, foi agredida com golpes de facão, madeira e pedras.
Leia tamém; Previdência e Fazenda publicam portaria com reajustes de benefícios do INSS