Defesa Civil alerta para novos temporais e chuva fraca na virada do ano
As temperaturas seguem altas em todo o Estado
O último dia de 2025 deve ser marcado por novos temporais, a exemplo do que ocorreu nesta terça-feira, dia 30, quando a chuva forte alagou ruas e invadiu casas em diversas cidades catarinenses. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o risco de temporais segue nesta quinta-feira, primeiro dia do ano. Os temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento, são típicos da estação de verão e ocorrem da combinação de calor, umidade e a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera. As temperaturas também seguem bastante elevadas.
Risco moderado para alagamentos e enxurradas
O risco é considerado de moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica. Os temporais devem começar ainda no início da tarde desta quinta-feira, com maior intensidade no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e parte do Planalto Sul. Nas demais regiões, a chuva deve acontecer de forma mais isolada, mas ainda com potencial para transtornos pontuais.
Apesar dos alertas ao longo do dia, a previsão é que no horário da virada do ano não há risco de temporais. A previsão indica apenas chuva fraca e isolada, com vento de baixa intensidade, abaixo de 10 km/h. Os temporais tendem a perder força próximo à meia-noite.
Defesa Civil orienta população a evitar áreas alagadas
A Proteção e Defesa Civil reforça a orientação para que a população não atravesse áreas alagadas, evite locais com histórico de enxurradas e fique atenta a sinais de risco, como aumento rápido do nível da água, postes inclinados e árvores com risco de queda. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.
