Feira Asiática promove imersão cultural em Blumenau

Evento terá diversas oficinas gratuitas e culinária temática

Por Kassiani Borges

Aluguel e venda de yukatas, tradicionais roupões japoneses de verão

A cultura asiática está crescendo em Blumenau, que vai sediar evento inédito no próximo fim de semana: A "Oriente-se: Feira Asiática", dedicada às culturas japonesa, coreana e chinesa. A feira vai acontecer em dois dias - 6 e 7 de dezembro, das 10h às 18h -, no Tella Espaço Criativo, localizado na Rua Amazonas, 2.200, no bairro Garcia.

Feirantes de todos os segmentos vão marcar presença no encontro, que promete uma imersão completa no mundo oriental e contará ainda com K-pop, karaokê, lutas asiáticas, culinária típica além de variadas oficinas culturais: Origami, Kanzashi e Shji (escrita japonesa).

Entre os feirantes confirmados está o Mundi Food, que participa da Comunidade Geek de Blumenau e da POPCONLD, eventos também voltados para a difusão da cultura. A lanchonete vai levar para a Oriente-se um cardápio especial inspirado na culinária asiática e com pratos variados para quem deseja provar novos sabores.

Já a Casa Coreana Itajaí irá expor produtos do mercado coreano, papelaria temática, o famoso papero crocante e variados Sojus, bebida bastante consumida na Coreia do Sul.

Representando a cultura japonesa, a Nipocultura conduzirá oficinas gratuitas de kanzashi (enfeites de cabelo), origami e shuji (caligrafia japonesa), comandadas por descendentes que preservam e divulgam esses conhecimentos. E para garantir a experiência completa o estande também disponibilizará aluguel e venda de yukatas, tradicionais roupões japoneses de verão, para quem quiser garantir fotos temáticas nos espaços instagramáveis da feira.

Entre as atividades especiais, o público também poderá conhecer de perto o Kyudo, uma tradicional arte japonesa de arco e flecha, por meio de uma oficina conduzida pelo Kyudo Kai de Itajaí. O grupo irá mostrar na feira uma vivência que destaca valores como foco, disciplina, respeito e equilíbrio entre corpo e mente.

Durante a atividade, os visitantes terão a oportunidade de compreender os fundamentos do Kyudo, observar demonstrações e conhecer mais sobre esta prática milenar que une técnica, serenidade e propósito, reforçando o caráter cultural da Feira.

Com uma programação ampla, acessível e voltada à valorização das tradições orientais, a Oriente-se promete ser um marco cultural em Blumenau, que recebe sua primeira feira asiática e evidencia o interesse crescente da região pelas culturas japonesa, coreana e chinesa. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos pelo link disponível na bio do Instagram @oriente.se.blu.