Estado abre recadastramento para renovação dos benefícios do Universidade Gratuita e Fumdesc no primeiro semestre de 2026

Estudantes já contemplados pelos programas terão prazo curto para atualização obrigatória de informações, com possibilidade de correções em período complementar

Por Daniel Nogueira

Renovação do cadastro é obrigatória para continuidade da concessão do benefício no primeiro semestre de 2026

A Secretaria de Estado da Educação (SED) deu início ao processo de renovação obrigatória para os beneficiários do Universidade Gratuita e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), referente ao primeiro semestre de 2026. Os editais já foram publicados e o sistema para recadastramento estará disponível a partir das 14h desta segunda-feira, 1º de dezembro.

Os estudantes contemplados devem efetuar a atualização cadastral e apresentar a documentação exigida pela própria Instituição de Ensino Superior (IES) até as 19h do dia 5 de dezembro. A SED também prevê um segundo período de acesso ao sistema, destinado exclusivamente para ajustes ou regularizações pendentes, entre os dias 16 e 18 de dezembro, igualmente até as 19h.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforça a necessidade de atenção ao calendário determinado. “Os alunos devem ficar atentos aos prazos e requisitos para continuar tendo acesso aos benefícios concedidos por esses dois programas transformadores, criados pelo nosso governador Jorginho Mello. Em dois anos, o Universidade Gratuita e o Fumdesc já mudaram vidas de estudantes, famílias e, agora, da sociedade catarinense com o início das contrapartidas”, afirmou.

As regras completas para renovação, prazos, critérios e documentação obrigatória podem ser consultadas diretamente no edital. A SED informa ainda que o edital destinado aos novos interessados em ingressar nos programas será publicado em dezembro, com as inscrições previstas para a segunda metade de janeiro.