Águas Negras celebra padroeira

Evento acontece no próximo domingo, dia 30, na Capela Santa Bárbara, a partir das 10h30min

Por Kassiani Borges

A encenação da vida e morte da padroeira é de emoção

Santa Bárbara, a protetora contra tempestades, raios e mortes repentinas, padroeira dos bombeiros e outras profissões de risco, será mais uma vez reverenciada pela comunidade cristã de Gaspar. As homenagens acontecem no próximo dia 30, na Capela que leva o nome da santa na localidade de Águas Negras, Bairro Figueira.

Um momento de renovação da fé e de relembrar a história de Bárbara de Nicomédia, nascida em Nicomédia, na Turquia e que segundo a lenda, foi mártir no século III após ser morta pelo próprio pai.
As homenagens ocorrem no próximo domingo, dia 30, com início às 10h30 com a missa dos festeiros.

Um dos momentos mais aguardados é a encenação da vida e morte de Santa Barbara. “Este é sempre um momento muito bonito, de forte emoção para os fiéis”, lembra padre Idonizete Kruger, pároco do Bela Vista, que vai presidir a cerimônia religiosa.

Após a missa, o público está convidado a prestigiar o tradicional “churrasco de igreja” ao custo de R$ 65,00 por pessoa. O cartão pode ser comprado antecipadamente.

A partir das 14h, acontece a “Tarde Dançante”, com o “Trio Bora lá”. O público pode também prestigiar a roda da fortuna e a sacola surpresa.

Padre Krüger diz que a expectativa para a festa do próximo domingo é bastante positiva e um grande público é aguardado. “Certamente será uma grande festa familiar, principalmente porque Santa Bárbara nos protege dos raios e trovões; eu costumo dizer que a vida de fato tem no caminho muitos trovões e o momento é de pedir a Santa Bárbara que nos livre desses momentos negativos”. O pároco aproveita a oportunidade para reforçar o convite para o público em geral. “Preparamos tudo com muita dedicação, amor e carinho para recebermos a todos da melhor forma possível nos festejos de Santa Bárbara”

Melhorias

Conforme explica o religioso, praticamente todos os recursos arrecadados na festa serão usados para resolver algumas questões jurídicas com relação ao terreno onde hoje está construída a capela, já que a área ainda pertence à Prefeitura de Gaspar. Padre Krüger aproveita para agradecer antecipadamente a todos os festeiros e voluntários que vão estar auxiliando na cozinha no próximo domingo para tornar a festa religiosa mais um momento inesquecível na comunidade de Águas Negras.