Prefeitura promete asfalto na Estrada Geral do Macuco até o final deste ano
Prazo para conclusão era agosto deste ano
Com conclusão prevista para agosto deste ano, a terraplenagem, drenagem e pavimentação de 2,2 km da Rua Leonardo Pedro Schmitt, no Bairro Macuco, ainda pode demorar mais um mês para que os moradores possam enxergar o asfalto. Essa é a previsão da Prefeitura de Gaspar. Segundo do Secretário de Planejamento Territorial, Michael Maiochi, a obra deve estar praticamente concluída até o final do ano, inclusive com a colocação da camada de asfalto. Um sonho, há 60 anos o morador Osvaldo Berti espera ver realizado, embora ele esteja um pouco cético quanto ao prazo. “Foi o que disseram, até dezembro, mas tá demorando muito, dificilmente vai ter asfalto aqui até o final do ano”, afirma.
Drenagem concluída
O secretário Maiochi explicou que a drenagem já foi concluída e agora a obra está na fase de preparação do subleito, que vai preparar a base para que seja aplicada a camada de asfalto, que é de fato o que a comunidade vem cobrando. “Nosso objetivo é que a gente consiga vencer essas etapas até o final deste ano, para que tenha asfalto e a comunidade possa trafegar naquela via tão importante”, observou.
Para que isso aconteça, a Celesc também precisa fazer a sua parte. Por intermédio de serviços de terceiros, precisa retirar os antigos postes que estão no meio da via. Esse, de acordo com Maiochi, é um dos problemas das obras de pavimentação. “Existe previsão orçamentária dentro do projeto, mas quem executa essa parte é a Celesc por intermédio de um terceiro”.
Clima precisa ajudar
O secretário, porém, garante que a estrada vai receber a primeira camada asfáltica até o final deste ano, mesmo que os postes fiquem no meio da via. Outro ponto a destacar é o clima. “A gente já sabe que a sinalização e concretagem das sarjetas vão ocorrer somente a partir de janeiro, mas o problema de chuva é inerente às obras públicas em nossa região, então num período de chuva prolongado nós podemos ainda ter problema e, talvez, esse prazo seja dilatado. Nosso objetivo é que não, por isso estamos trabalhando dia e noite para que o prazo seja cumprida, mas de fato a chuva e o mau tempo podem colaborar para uma extensão desse prazo.”, afirmou Maiochi.