Projetos de Gaspar são premiados na 40ª Feira Catarinense de Matemática

Iniciativas de duas escolas do município receberam destaque estadual pela criatividade, inclusão e domínio de conteúdo

Por Daniel Nogueira

Evento reuniu 120 trabalhos de 56 municípios.

Alunos da rede pública de Gaspar foram premiados na 40ª Feira Catarinense de Matemática, realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, em Pouso Redondo. As iniciativas, reconhecidas pela criatividade, relevância social e inovação pedagógica, reafirmam o compromisso do município com uma educação de qualidade, centrada no protagonismo estudantil.

Reconhecimento estadual para escolas de Gaspar

Os prêmios foram concedidos à EEB Prof. Dolores Kraus, na categoria Destaque em Adaptação Matemática, e à EEB Ivo D’Aquino, com o título de Destaque em Domínio de Conteúdo. Os trabalhos chegaram à etapa estadual após se destacarem na Feira Municipal de Matemática e na Feira Regional, realizada em setembro, em Blumenau.

A feira reuniu 120 trabalhos de 56 municípios catarinenses, envolvendo escolas públicas e privadas de todas as regiões. Durante dois dias, os estudantes apresentaram ao público os resultados dos projetos desenvolvidos em sala de aula, avaliados por critérios como criatividade, impacto educativo e relevância científica.

“Tic TAC Matemático”: domínio de conteúdo com prática e ludicidade

O projeto “Tic TAC Matemático”, da EEB Ivo D’Aquino, foi premiado por abordar de forma inovadora o conceito de medidas de tempo — uma dificuldade recorrente nos anos iniciais. Orientadas pela professora Débora Cristini Naumann Pereira, as estudantes Izabella de Fátima de Oliveira e Emanuely Vieira Pereira apresentaram atividades que aproximam o ensino das horas do cotidiano dos alunos, estimulando o raciocínio lógico e fortalecendo a compreensão sobre o uso do tempo.

“Adaptar é Incluir”: matemática acessível para todos

Já o projeto “Adaptar é Incluir”, da EEB Prof. Dolores Kraus, recebeu o prêmio de Destaque em Adaptação Matemática por promover inclusão e autonomia de alunos da Educação Especial. Sob orientação das professoras Rosicléia Melori Ribeiro Borges e Alanny Beatriz Souza e Silva, e com a participação do estudante Renato Deschamps Neto, o trabalho desenvolveu materiais adaptados e práticas que favorecem a coordenação motora fina, essencial para a escrita e outras atividades cotidianas.

Educação como ferramenta de transformação

Para a secretária de Educação de Gaspar, Andréia Symone Zimmermann Nagel, os resultados reforçam a importância de metodologias que incentivem a criatividade e a experimentação.

“Esses resultados mostram o quanto nossos estudantes são capazes quando têm espaço para criar, investigar e aplicar o conhecimento de forma prática. A matemática deixa de ser apenas números e se torna uma linguagem para compreender o mundo e transformar a realidade”, destacou.