Tornado destrói praticamente 80% de cidade do Paraná
Ventos de 250km/h varreram a cidade de Rio Bonito do Iguaçu
A passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná há cerca de 400 km de Curitiba, no final da tarde desta sexta-feira (7), deixou a cidade devastada. Pelo menos cinco pessoas morreram (4 em Rio Bonito 1 em Guarapuava). De acordo com a Defesa Civil do Estado, o tornado ultrapassou os 250 km/h, deixando um rastro de destruição em cerca de 80% dos imóveis da cidade. O cenário foi descrito como uma “praça de guerra”.
O Corpo de Bombeiros do Paraná está trabalhando em meio aos escombros e acredita que podem haver mais vítimas soterradas. Até o momento, 432 pessoas foram atendidas no hospital da cidade, sendo nove em estado grave. As operações de busca e salvamento estão concentradas principalmente nas estruturas mais colapsadas, e está fazendo levantamento de danos junto com autoridades locais (postes caídos, casas afetadas, e vítimas que ainda necessitem de atendimento).
Governo do Estado
O governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, e o secretário das Cidades, Guto Silva, estão neste momento na cidade devastada. O governador decretou estado de calamidade na cidade. A ajuda já começou a chegar à cidade, na forma de telhas, lonas e outros materiais. Rio Bonito o Iguaçu tem 14 mil habitantes.
Leia mais:Chuva e vento forte também provocam estragos em Santa Catarina